9.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioCulturaÁlvaro Siza Vieira ilustra novo livro de poesia de Gonçalo Salvado

Álvaro Siza Vieira ilustra novo livro de poesia de Gonçalo Salvado

O novo livro de poesia de Gonçalo Salvado intitulado Quando a Luz do Teu Corpo Me Cega será ilustrado, com desenhos originais, feitos a propósito, por um dos ícones da cultura portuguesa: Álvaro Siza Vieira, nome cimeiro da arquitectura mundial e um dos portugueses mais conhecidos e admirados no estrangeiro cuja fama e êxito é global, distinguido em 1992 com o Prémio Pritzker (o equivalente na arquitectura a um Prémio Nobel) e com o prémio Mies van der Rohe, entre muitos outros de igual relevância.

Além de arquitecto ímpar Álvaro Siza Vieira é exímio desenhador, comum traço inconfundível, expressão artísticaque sempre praticou como provam os desenhos com que ilustra agora apoesia de Gonçalo Salvado

O livro será editado pela RVJ Editores, editora de Castelo Branco, encontrando-se já em fase de realização, e terá duas edições, uma delas especial, em Braille, composta por uma selecção de poemas e incluindo um desenho de Siza Vieira gravado em relevo (com a colaboração da ACAPO) ambas as edições apoiadas pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova. A obra deverá ser apresentada por Maria João Fernandes.

Gonçalo Salvado e Álvaro Siza Vieira

Está ainda prevista a ediçãode duas serigrafias a partir de dois desenhos reproduzidos no livro eeditadas e patrocionadas pelo Centro Português de Serigrafia (CPS), de Lisboa, numeradas e assinadas por Álvaro Siza Vieira.

Prevista estátambém uma terceira ediçãoespecialem formato delivro/garrafa, com selecção de alguns poemas, uma edição da Lumen (antiga A 23 Edições) em colaboração com a Quinta dos Termos e ilustradaigualmente com desenhos de Álvaro Siza Vieira.Esta edição especialinsere-se numa coleção de poesia, dirigida por Gonçalo Salvado, única no panorama editorial português, cujas obras surjem em original formato livro/garrafa, uma conjugação que pretende dar forma à relação simbólica e milenar entre o vinho e a poesia.

Uma exposição dos desenhosdo arquitecto/artista Álvaro Siza Vieira, que ilustram a obra, estará patente na Galeria Municipal de Proença-a-Nova coincidindo com o primeirolançamento do livro de Gonçalo Salvado e de Álvaro Siza Vieira,em data a definir.

O título da obrafoi retirado de um poema de Gonçalo Salvado presente no seu livro Outra Nudez (2014) ilustrado com desenhos do escultor João Cutileiro: “Só verdadeiramente vejo/quando a luz do teu corpo/ me cega.”Este poema que dá o título a este novo livro de Gonçalo Salvado resume, por assim dizer, a filosofia de toda a obra e arte poética do autor.

Acerca da poesia de Gonçalo Salvado, pronunciou-se o próprio arquitecto, Álvaro Siza Vieira, que refere a transparência, a essencialidade e o rigor a ela associadas: “Gosto muitíssimo da sua poesia. Tentarei aproximar-me com os meus desenhos da essencialidade com que com tanto rigor ‘esculpe’ com as palavras”.

Gonçalo Salvado nasceu em 1967, em Lisboa onde reside, tendo passado toda a sua infância e a sua juventude em Castelo Branco. Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, tem vindo a assumir-se como um poeta exclusivo do amor, do erótico e do feminino.

Publicou quinze livros de poesia e inúmeras antologias de temática amorosa. Em 2013, a União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro atribuiu-lhe, pelo conjunto da sua obra poética, o Prémio literário Sophia de Mello Breyner Andresen. 

Presentemente, está a organizar para a Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, a exposição “Beija-me com os beijos da tua boca – O Cântico dos Cânticos – a partir da coleção do poeta Gonçalo Salvado”, exposição bibliográfica e iconográfica sobre o célebre poema de amor bíblico, a primeira realizada em Portugal, grande influência da poesia do autor.

A exposição será constituída por mais de uma centena de obras pertencentes à sua vasta coleção privada sobre esta temática, enriquecida com outras provenientes do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal e de outras instituições. 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading