10.9 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioNacionalAptiv em Castelo Branco (ex- Delphi) em processo de Lay-off

Aptiv em Castelo Branco (ex- Delphi) em processo de Lay-off

A fábrica Aptiv (ex-Delphi) recorreu ao lay-off na sequência da pandemia COVID-19.

Esta situação de recurso ao lay off foi considerada contraditória pelo SITE-CSRA face ao “compromisso assumido pela empresa com a comissão sindical no passado dia 24 de Março, já que o mesmo visava exactamente limitar o recurso a esta medida”, refere a estrutura sindical em comunicado.

Recorde-se que a comissão sindical esteve reunida a pedido da administração da empresa no dia 27 de Março a fim de informar da sua decisão de recorrer ao lay off.

O SITE-CSRA sempre lutou para que o recurso ao lay off fosse a última opção e que a empresa tivesse que decidir levar a efeito, tudo fez para o evitar.

“Ora, uma decisão destas, decorrido tão pouco tempo, após a empresa ter assumido esse compromisso levanta-nos legítimas dúvidas e apreensões sobre todo o processo”, referem os sindicalistas.

“Consideramos que, a situação do lay off que agora a empresa vai levar a efeito é muito prejudicial para todos os trabalhadores e as suas famílias pois irão ver os seus rendimentos reduzidos e sabemos bem os constrangimentos que isso origina no seio das famílias. Assim, consideramos que nada impede a empresa de suportar a diferença entre o que paga a Segurança Social e a remuneração liquida de cada trabalhador, tanto mais que, finalizando o lay off, a empresa vai receber um salário mínimo por trabalhador e ainda fica isenta de pagamento à Segurança Social”, acrescenta o SITE-CSRA.

A administração anunciou, ainda, a rescisão dos contratos de trabalho pela empresa Kelly, com os 144 trabalhadores de vínculo precário.

Refira-se que muitos desses trabalhadores, “se vão ver nunca situação de desespero pois ainda não podem recorrer ao subsídio de desemprego por falta de descontos na Segurança Social”, conforme assegura o sindicato.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading