Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 30, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Sondagem Marktest: 82% dos portugueses continuam a dar nota positiva à actuação do Governo

Sondagem Marktest: 82% dos portugueses continuam a dar nota positiva à actuação do Governo
José Lagiosa

O Índice de Avaliação de Desempenho do Governo atinge nesta 3ª semana um valor de 74 pontos, mais 1,6 pts face à semana passada.

Esta melhoria no índice deve-se a uma diminuição da percentagem de portugueses que avaliavam de forma negativa a actuação do executivo.

Barómetro de Opinião COVID-19 da Marktest tem por objectivo ir acompanhando, ao longo das próximas semanas, as opiniões dos portugueses, os seus comportamentos e as suas percepções face a este momento que o país e o mundo atravessam.

De acordo com os resultados da última sondagem, realizada a 30 de março e 1 de abril, o índice de Avaliação de Desempenho do Governo atinge os 74 pontos e o de Avaliação de Desempenho do Presidente da República regista 67 pontos, ou seja menos 3 pontos, face à semana passada.

Preocupante é o valor do índice de Expectativa Económica dos portugueses sobre a sua situação económica pessoal e do país daqui por um ano.

A Marktest retoma neste barómetro o Índice de Expectativa, um indicador recolhido regularmente, desde de 1990.

Em 2013 publicámos o valor de 32.2%. Era o valor mais elevado desde de 2010 e ainda assim claramente marcado pelo clima de pessimismo de então, face à crise financeira.

Hoje, e sob o impacto da pandemia provocada pelo COVID-19, o Índice de Expectativa é metade do valor de há 7 anos, não indo além dos 16,29.

Porém, analisando esta mesma questão do ponto de vista económico o
descontentamento é ligeiramente superior: 35%.

Este valor assume particular destaque junto do grupo dos mais jovens, 18/34 anos, alcançando os 47%.

Comentar