7.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Outubro 27, 2020
No menu items!
Início Regional Espaços Cidadão reabrem com atendimento presencial a partir de 4 de maio

Espaços Cidadão reabrem com atendimento presencial a partir de 4 de maio

Os Espaços Cidadão de Montes da Senhora e de Sobreira Formosa retomam o atendimento presencial a partir de 4 de maio, depois de terem estado encerrados, atendendo às recomendações da Direção Geral de Saúde sobre a pandemia Covid-19.

De modo a garantir a saúde pública, haverá algumas limitações, continuando-se a apelar a todos os cidadãos que utilizem os canais digitais/internet (https://eportugal.gov.pt/) e telefone (274 670 000) para acesso aos serviços públicos.

Recorde-se que na sequência desta pandemia, o Governo decretou que os documentos cuja validade terminou a partir de 24 de fevereiro permanecem válidos até 30 de junho.

Esta medida aplica-se ao cartão do cidadão, à carta de condução, ao registo criminal, a certidões e documentos e vistos relativos à permanência em Portugal.

Estes dois Espaços Cidadão realizaram um total de 1037 atendimentos desde de 2017 até ao início deste ano.

Entre os serviços com maior adesão, destaca-se a revalidação da carta de condução, a criação da chave móvel digital seguido dos serviços do Portal das Finanças (IRS, IUC e recuperação da senha) e renovação do cartão de cidadão.

 Além dos serviços afetos a estes pontos de atendimento, os Espaços Cidadão também prestam outros, como entrega de documentos da ADSE, alteração ou confirmação de morada do cartão de cidadão, alteração de dados relacionados com a Caixa Geral de Aposentações, registo no portal do IEFP online, solicitação do Cartão Europeu de doença e serviços partilhados do Ministério da Saúde, representando um local de atendimento de proximidade com acesso à internet, por exemplo, o terminal de pagamentos existente em Montes da Senhora é muito usado para liquidar faturas da água, luz, telefone, entre outras, um serviço que o espaço em Sobreira Formosa também passará a dispor.

Estes pontos integram uma rede complementar às Lojas do Cidadão e têm como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos a serviços da administração pública, poupando tempo e deslocações desnecessárias.

Em Sobreira Formosa funciona no Polo da Biblioteca Municipal, às segundas-feiras das 14h às 17h30 e de terça a sábado das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, em Montes da Senhora, o Espaço Cidadão funciona também no Polo da Biblioteca Municipal, de terça a sexta-feira, das 15h00 às 19h00 e sábados das 14h00 às 18h00. 

Existe ainda um Espaço Cidadão a funcionar na sede da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

OE2021: Costa abre debate de terça-feira com viabilização da proposta só garantida na generalidade

O primeiro-ministro abre na terça-feira na Assembleia da República o debate da proposta de Orçamento do Estado para 2021, que só tem...

Escola Internacional de Línguas em Vila de Rei: consulte as turmas e horários

Encontram-se ainda a decorrer as inscrições para as aulas em Vila de Rei do Curso de Inglês para crianças, adolescentes e adultos,...

100 alunos de escolas da região gravam CD com o Coro Misto da Beira Interior

No âmbito da comemoração do 30º aniversário do Coro Misto da Beira Interior, cinco alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, com...

Grupo de Escoteiros de Penamacor oficialmente reativado

O Grupo de Escoteiros AEP 163 de Penamacor foi oficialmente reativado. A reativação foi assinalada com uma cerimónia de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: