24.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 22, 2021
No menu items!
InícioNacionalCovid-19: Associação de Ópticos recomenda consultas com 45 minutos entre pacientes para...

Covid-19: Associação de Ópticos recomenda consultas com 45 minutos entre pacientes para desinfeção

O manual de procedimentos da Associação Nacional de Ópticos para os estabelecimentos de ótica determina que equipamentos e material sejam desinfetados a cada utilização e consultas com 45 minutos de distância entre pacientes para desinfeção do consultório.

Além disso, os pacientes devem usar máscaras obrigatoriamente durante a consulta, segundo o manual de procedimento e boas práticas da Associação Nacional de Ópticos em colaboração com a União Profissional dos Ópticos e Optometristas Portugueses na área da Optometria, hoje divulgado.

Já o optometrista deve usar máscara, luvas e viseira ou proteção ocular específica, sendo que a máscara deve ser substituída sempre que se apresente húmida ou de 4 em 4 horas e a viseira deverá ser desinfetada. A associação recomenda ainda o uso de bata descartável ou um avental de plástico impermeável sobre a farda.

É ainda obrigatório o uso de consumíveis descartáveis, de uso único por paciente, nos testes optométricos.

Ainda segundo as recomendações hoje divulgadas, o gabinete deve ser totalmente higienizado no início do dia e o chão limpo após cada consulta, com hipoclorito de sódio.

À entrada da loja, a associação recomenda que haja um local próprio para o cliente desinfetar as mãos e que não esteja mais do que um cliente em espera ou que seja colocada sinalização no chão com distância mínima de segurança.

Além disso, todos os equipamentos que não estiverem a ser utilizados devem ser protegidos por material descartável ou lavável e todos os equipamentos e material utilizados devem ser desinfetados após cada utilização.

No manuseamento de óculos para reparação deve ser desinfetado todo o óculo e lentes antes e depois do manuseamento, assim como “desinfetados todos os equipamentos, ferramentas e bancada de apoio antes e após a utilização entregar os óculos ao cliente na respetiva caixa de acrílico/box de trabalho”.

Já quando o cliente experimenta óculos, devem ser desinfetados antes de voltar a guardar.

Também as superfícies de toque frequente devem ser limpas no mínimo seis vezes ao dia, sendo que os puxadores de porta devem ser limpos com mais frequência, cerca de uma vez por hora, recomenda a associação do setor.

Já o trabalhador que atende o público deve usar máscaras.

O protocolo indica ainda com minúcia como deve ser feita a limpeza dos espaços e mesmo os materiais a usar.

A Direção-Geral da Saúde e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) acordaram hoje um protocolo de cooperação para elaborar e divulgar recomendações de saúde, higiene e segurança no combate à covid-19 para o setor do comércio e serviços, face à retoma gradual da atividade económica.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: