14.9 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Setembro 23, 2021
No menu items!
InícioInternacional“Desastres da comunicação em tempos de crise” em debate no dia 6...

“Desastres da comunicação em tempos de crise” em debate no dia 6 de maio

Radtac Portugal junta-se a elementos das Forças Armadas e a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública

•     Do acidente do Space Shuttle Challenger, em 1996, até à pandemia COVID-19, o webinar vai analisar como as práticas Agile podem ajudar as organizações a ultrapassar as crises
•     Quais os métodos e práticas que realmente funcionam em momentos de crise? Esta é a pergunta que inicia o debate
•     “Em Agile, o significado de colaborar é muito mais vasto do que ouvir e reagir” – Hugo Lourenço, CEO da Radtac Portugal

A Radtac Portugal, consultora multinacional dedicada a transformar empresas e organizações com as práticas e mentalidade Agile, organiza o primeiro seminário digital para analisar os fatores humanos nos desastres da comunicação em tempos de crise.

A conferência decorre no dia 6 de Maio, às 22 horas e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas online.

Partindo de doisdesastres que resultaram do desalinhamento entre organizações responsáveis pelas diferentes áreas da ação, originando o trágico acidente do Challenger, em 1996 e a pandemia causada pela COVID-19 em 2020, profissionais da Força Área Portuguesa, da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública e do Ministério da Defesa Nacional irão discutir a importância da comunicação, e os diferentes modelos para a sua promoção, entre profissionais de diferentes áreas.

A análise servirá para demonstrar como as práticas Agile podem ajudar a melhorar processos de comunicação, ao criar fluxos de interação e responsabilização que melhoram a organização do trabalho de qualquer equipa, principalmente em tempos de crise.

Quais os métodos e práticas que realmente funcionam em momentos de crise? Esta é a pergunta que inicia o debate, dedicado às razões pelas quais, durante anos, as empresas se terem focado em formações de comunicação, gestão do tempo, e outras práticas de colaboração e trabalho, e quando a crise e o caos surgem, muitas dessas técnicas não parecem fazer efeito.

“Esta conferência irá analisar os fatores humanos, a segurança psicológica, a liderança e os modelos organizacionais, pois em Agile, o significado de colaborar é muito mais vasto do que ouvir e reagir. Implica partilhar, confiar e recordar a razão porque fazemos o que fazemos.”explica Hugo Lourenço, CEO da Radtac em Portugal, acrescentando ainda que“estas práticas privilegiam as interações entre indivíduos, sem permitir que os processos os atrasem mesmo quando é necessário mudar de abordagem ou fazer novos planos. Tudo o que for preciso fazer para chegar rapidamente a uma solução eficaz é feito, e são tomadas decisões com base na confiança da equipa.”

Para o consultor e especialista em Agile, não é possível, numa era puramente digital, falar de modelos de gestão de projetos e de serviços com base em objetivos criados no século passado por Frederick Winslow Taylor e Henry Ford, em que a prática será medir o output de forma sistemática e depois analisar a forma de aumentar a produção.

“A pandemia despertou em nós uma necessidade de partilhar conhecimentos a partir de práticas em diferentes áreas, na busca de soluções.  Este seminário digital é dedicado à saúde porque acreditamos na importância da comunicação em todas as áreas. Mas para quem pensa na relação utente de saúde e profissional como um bom exemplo, esquece as dificuldades de comunicação entre profissionais. Ainda estamos longe de Ser Agile.”conclui Hugo Lourenço.

Recorde-se que, em Setembro de 2019, a Radtac organizou, integrada na eXperience Agile Week, a conferência Agile HumanFactors.

Esta conferência juntou mais de 100 participantes e reuniu militares e civis, para avaliar os fatores humanos no desenvolvimento de equipas de inovação, naquele que foi um dos momentos altos da semana Agile em Lisboa.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: