7.2 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 28, 2020
No menu items!
Início Cultura IPOR assinala Dia Mundial da Língua Portuguesa com centenas de vídeos de...

IPOR assinala Dia Mundial da Língua Portuguesa com centenas de vídeos de alunos

O Instituto Português do Oriente (IPOR) está a compilar centenas de vídeos realizados por alunos de Macau que vão ser divulgados nas redes sociais para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, anunciou hoje a instituição.

O IPOR lançou o desafio “aos formandos do curso geral de PLE [português como língua estrangeira], de todos os níveis, para que elegessem a frase para eles mais tocante na língua portuguesa”, sobre a qual “deveriam ainda gravar um pequeno vídeo, contextualizando-a e aprofundando os seus sentidos”, indicou a instituição em comunicado.

O resultado traduziu-se no envio de 272 vídeos, “alguns explorando frases célebres da literatura portuguesa, outros da literatura chinesa – que os alunos traduziram para português –, e outros ainda apresentando frases compostas pelos próprios formandos, em exercícios de sensibilidade, pragmatismo ou humor”, acrescentou.

Agora, serão feitas várias compilações dos vídeos, a disponibilizar posteriormente nas redes sociais do IPOR.

A instituição sediada em Macau e que tem como vocação prioritária promover o ensino da língua portuguesa, com uma vertente complementar focada na ação cultural, aproveitou para recordar a importância do português no contexto global e da missão da instituição.

“Sendo uma língua pluricêntrica e cada vez mais reconhecida como veículo de negócios, de relações entre países, de criação e de divulgação cultural, a língua portuguesa tem vindo a servir também propósitos de reforço da amizade entre povos de diferentes geografias”, pode ler-se na mesma nota.

Por outro lado, concluiu, “no âmbito da sua missão, e apesar das limitações impostas pela atual situação da [pandemia da] covid-19 que recomendam a limitação de celebrações com a presença física de muitas pessoas, o IPOR assinala esta data com atividades a desenvolver em contexto letivo, de acordo com os níveis de conhecimento dos seus alunos e sob coordenação dos respetivos professores”.

Fundado em 1989 pela Fundação Oriente e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o IPOR exerce a sua atividade, além de Macau, em países como o Vietname, Tailândia e Austrália, e mais recentemente em Pequim (China), estando para breve a criação de um centro de línguas na cidade chinesa de Chengdu, somando-se ainda outra aposta num outro projeto em Nova Deli (Índia).

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou, em novembro do ano passado, o dia 05 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, mediante proposta de todos os países lusófonos apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai.

A UNESCO escolheu para a efeméride a data em que há uma década se celebrava o dia da língua portuguesa e da cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7% da população mundial.

É língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Gulbenkian distingue projeto de investigação da UC em computação quântica

Testar os limites dos computadores atuais, quando aplicados a problemas do domínio financeiro, e explorar modelos de computação quântica é o objetivo...

Fez-se história na vida cultural e patrimonial do Concelho de Tomar e do país

Realizou-se a abertura simbólica da “Porta da Condessa” Foi, hoje, aberta ao público, a porta situada na Torre...

Link vai ligar Sertã a Vila de Rei, Sardoal, Abrantes, Ferreira do Zêzere e Tomar

A partir de dezembro Dia 2 de dezembro marca o início de uma nova fase para o transporte...

VILA DE REI: Montras Natalícias em exibição de 1 de dezembro a 9 de Janeiro

Cinquenta e uma montras de estabelecimentos comerciais do Concelho de Vila de Rei vão estar decoradas com a temática natalícia, entre os...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: