23.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 22, 2021
No menu items!
InícioInternacionalMunicípio da Sertã assinala Dia Mundial da Criança

Município da Sertã assinala Dia Mundial da Criança

A 1 de junho assinala-se o Dia Mundial da Criança que, ao longo de diversos anos, tem sido comemorado pelo Município da Sertã na Alameda da Carvalha, com imensas brincadeiras e diversões.

Dada a pandemia do Covid19, a celebração não poderá ser feita nos mesmos moldes, no entanto o Município da Sertã não deixará de assinalar a efeméride, contribuindo para que as crianças se lembrem do seu dia e do seu importante papel na sociedade.

Para comemorar a efeméride, o Município da Sertã enviou a 750 crianças do Concelho, por correio, uma carta comumalembrança.

Trata-se de um jogo didáctico adequado à idade, que permite entreter, aprender, interagir e partilharmomentose dar alguma cor ao dia e à época que atravessamos.

Na missiva enviada, José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, cita Fernando Pessoa referindo que “o melhor do mundo, são as crianças” pois “são o presente e o futuro e são fonte de alegria.”

Relativamente, ao contexto que atravessamos, o autarca refere que a pandemia “trocou-nos as voltas e não podemos festejar na nossa bonita Carvalha, usufruindo da Natureza, em convívio e com energia”.

No entanto, deixa uma palavra de esperança: “havemos de o voltar a fazer novamente e será maravilhoso”.

Refira-se que em anos anteriores a comemoração tinha como cenário a Alameda da Carvalha, na Sertã, e contemplava diversas atividades dedicadas às crianças dos 3 aos 10 anos: slide, rapel, canoagem, música, dança, desportos tradicionais, pinturas faciais, moldagem de balões, bolas de sabão, carrinhos de pedal, insufláveis e ateliês de pintura e reciclagem, entre outras atividades, privilegiando o contacto com a natureza, o convívio salutar e momentos de partilha.

Na comemoração da efeméride, o Município da Sertã contava com a parceria de entidades locais como os Bombeiros Voluntários, os Escuteiros e a Guarda Nacional Republicana, que davam a conhecer a sua missão às crianças, promovendo a prevenção da saúde, bem-estar e segurança e incentivando atitudes e comportamentos seguros a adoptar no dia-a-dia.

Assinalado pela primeira vez em 1950 pelas Nações Unidas, o Dia Mundial da Criança pretende chamar à atenção para diversos problemas com que se deparavam as crianças, sendo-lhes reconhecido direitos aos afectos, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita e protecção contra todas as formas de exploração, tendo direito a crescer numa clima de paz e fraternidade, independentemente da raça, cor, religião, origem social ou país de origem.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: