Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 4, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

CEIS20 promove Tertúlias Europeias online nos 70 anos da Declaração de Schuman

CEIS20 promove Tertúlias Europeias online nos 70 anos da Declaração de Schuman
José Lagiosa

No âmbito das comemorações do 70.º aniversário da Declaração de Schuman (vista como um dos momentos fundadores do que é hoje a União Europeia), o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC) vai promover uma série de Tertúlias Europeias, transmitidas via Internet, através da plataforma Zoom.

A iniciativa, em parceria com a Visões Cruzadas sobre a Contemporaneidade – Rede Interdisciplinar de Estudos e o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores – arranca amanhã (sábado, 9), às 16h00, com o debate “Declaração de Schuman: (Re)Pensar a Europa 70 anos depois”.

Vão participar na conversa inaugural – no dia em que se cumpre o 70.º aniversário do discurso em que o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço – João Bosco Mota Amaral (antigo presidente da Assembleia da República), Isabel Maria Freitas Valente (coordenadora científica do Grupo Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20-UC), Maria Manuela Tavares Ribeiro (professora aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e Carlos Amaral (investigador integrado do CEIS20-UC e professor da Universidade dos Açores).

“Passados 70 anos sobre a Declaração de Schuman, a sua ideia de Europa nunca foi tão actual, pelo que é importante revisitar o seu pensamento e sonhar uma nova Europa – sem egoísmos nem nacionalismos capaz de responder à actual crise sanitária”, aponta a também coordenadora das Tertúlias Europeias, Isabel Maria Freitas Valente.

As inscrições na iniciativa, transmitida na plataforma online Zoom, devem ser feitas através do endereço de e-mail [email protected].

Após a tertúlia inaugural, seguem-se os debates “Mar: um valor estratégico europeu?” (dia 15), “União Europeia e Direitos Fundamentais” (dia 22) e “Defesa e Segurança Europeia: realidades e desafios” (dia 29) – sempre às 16h00 de Portugal Continental.

Comentar