Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 1, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Comunidade de Leitores regressa à Ermida de Santa Apolónia em Alcains

Comunidade de Leitores regressa à Ermida de Santa Apolónia em Alcains
José Lagiosa

Reúne-se no próximo domingo, dia 31 de maio, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains, o núcleo duro da Comunidade de Leitores para preparar o seu regresso, com novos motivos de interesse e regras que cumpram todas as normas da Direção Geral de Saúde.

Neste Encontro preparatório, os textos em cima da mesa são do Cónego Franco Infante sobre a história de Santa Apolónia e a origem da Capela e da sua Romaria em Alcains.

Santa Apolónia

Segundo o registo, no “livro Património Cultural de Alcains”, e atribuindo o relato do martírio de Apolónia a S. Dionísio, bispo de Alexandria, Franco Infante transcreve: “Também prenderam então a admirável virgem, já de idade, Apolónia, a quem partiram à pancada todos os dentes e destroçaram os maxilares. Acenderam, por fim, uma fogueira, à entrada da cidade, e ameaçaram de queimá-la viva, se ela não repetisse como eles em coro as ímpias blasfémias lançadas a gritos de pregão. Mas ela, pedindo humildemente que a deixassem livre em breve espaço de tempo, apenas se sentiu solta, correu precipitadamente para o fogo e morreu totalmente abrasada”.

Serão ainda trocadas memórias ainda vivas da Romaria de Santa Apolónia entre os presentes.

Para o efeito, convidámos uma ex-mordoma e festeira que nos contará também a sua experiência.

O número de participantes neste Encontro é reduzido como aconselha a Direção Geral de Saúde, e organizado de modo a manter a distância adequada entre os participantes.

Cónego Franco Infante

Nesta fase, é importante que todos os interessados em participar na Comunidade de Leitores em Alcains “nos façam chegar as suas sugestões de livros e textos através do [email protected], de modo a procedermos a um contacto individual e personalizado para a nova temporada da Comunidade de Leitores em Alcains que se iniciará em Junho, em local, dia e hora, a anunciar oportunamente”, apela a organização.

Comentar