Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 1, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Concelho da Sertã está em força no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Concelho da Sertã está em força no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular
José Lagiosa

O concelho da Sertã apresenta quatro candidaturas ao concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, atualmente em curso.

As candidaturas foram validadas pela organização deste concurso, sendo que, no contexto do distrito de Castelo Branco, só a Sertã compreende 4 das 21 candidaturas selecionadas.

“É uma excelente notícia para o concelho da Sertã, que viu, serem selecionadas todas as candidaturas que o Município da Sertã levou a este concurso”, sublinhou José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã.

Tradições da Eira

A Sertã está representada em quatro categorias.

Na categoria de Música e Danças, foi apresentado o projeto «Cancioneiro Tradicional da Beira Baixa», protagonizado pelo músico Miguel Calhaz.

Por seu lado,na categoria de Rituais e Costumes, o candidato sertaginense são os «Costumes da Eira», uma iniciativa que decorre anualmente na aldeia do Amioso (freguesia da Sertã).

Já na categoria de Festas e Feiras, o candidato é o «Festival de Gastronomia do Maranho», promovido pelo Município da Sertã.

Por fim, na categoria de Lendas e Mitos, a Sertã concorre com a conhecida «Lenda de Celinda».

“Temos candidaturas muito fortes e que mostram que a nossa cultura popular está viva e dinâmica. Mais do que que tudo, estas candidaturassão uma homenagem a todos aqueles que nunca deixaram morrer as nossas tradições, festas, usos, costumes, canções ou as vivências de outrora”, afirmou José Farinha Nunes.

Lenda de Celinda

As candidaturas do concelho da Sertã já ultrapassaram as duas primeiras fases deste concurso, aguardando-se agora que, no dia 7 de junho, sejam conhecidos os resultados da avaliação de um painel de especialistas, que selecionará sete candidaturas por cada distrito.

Seguem-se depois as eliminatórias regionais, as meias-finais e a grande final, onde serão eleitas as 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Comentar