20.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioRegionalJuntas e Uniões de Freguesia do Concelho de Idanha-a-Nova emitem comunicado conjunto

Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho de Idanha-a-Nova emitem comunicado conjunto

COVID-19

As treze Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Idanha-a-Nova são as subscritoras de um comunicado conjunto sobre a pandemia que atravessamos.

Dada a sua importância entende a redação do beiranews.pt transcrevê-la na íntegra.

“O surto pandémico que o País está a enfrentar nos últimos meses veio colocar o Poder Local, e em particular as Juntas e Uniões de Freguesias, perante reforçados desafios. Um desafio ainda maior tendo em conta que falamos dos territórios empobrecidos e envelhecidos do interior de Portugal.

Depois de anos a combater o isolamento social das nossas populações, que são cada vez mais em menor número, e a desertificação dos nossos territórios, fomos nos últimos meses confrontados com a necessidade de promover esse isolamento dos nossos conterrâneos, em particular dos mais velhos, que são em maior número, e a pedir aos seus familiares para evitarem deslocações ao nosso concelho nestes tempos mais delicados. Isto, claro está, para nos proteger a todos de forma a contribuir para o Bem Comum.

Embora, e felizmente, o concelho de Idanha-a-Nova não tenha registado até ao momento qualquer caso positivo para a COVID-19, desde o primeiro minuto que os presidentes de Junta de Freguesia do nosso município disseram presente e assumiram não virar as costas às populações. Essa missão, desde o inicio do estado de emergência concretizou-se, desde logo, pela desinfecção pontual das ruas das aldeias, custeadas pelas Juntas e Uniões de Freguesia, para garantir as melhores condições de higiene possíveis.

Freguesias do concelho de Idanha-a-Nova

Mesmo confrontadas com parcos recursos financeiros, os presidentes de Junta e União de Freguesia do concelho de Idanha-a-Nova têm feito um esforço considerável e procurado ser o apoio necessário para a nossa população, servindo de elo de ligação com as forças de segurança e as demais autoridades.

Desde o primeiro momento que as Freguesias do concelho de Idanha-a-Nova têm procurado adquirir material sanitário (máscaras, viseiras, álcool-gel e luvas) para distribuir pela população em geral e Instituições, reforçando assim a proteção dos nossos cidadãos e, em particular, dos mais velhos, os que mais nos preocupam por seremum dos grupos de maior risco.

Auxiliamos ainda, no dia-a-dia, os cidadãos que tiveram de fazer quarentena durante 14 dias, seja por chegarem de fora do concelho, seja por haver alguma suspeita de infecção, para garantir que nada lhes faltava durante esse período em que estavam obrigados a ficar fechados em casa. Para isso foi fundamental toda a articulação com a GNR e Proteção Civil para garantir o controlo da obrigatoriedade dos cidadãos permanecerem em casa e cumprirem todas as normas de segurança.

Na verdade, são os executivos das Juntas de Freguesia um dos grandes responsáveis pelos excelentes resultados obtidos no combate à COVID-19, pelo trabalho desenvolvido dia-a-dia junto dos nossos fregueses, concretamente assegurando o serviço de correios, pagamentos de reformas e outras pequenas ajudas. Ou, muito simplesmente, dar uma palavra de carinho e atenção aos nossos fregueses, para ajudar a combater este isolamento a que fomos todos forçados, para que não se sintam sozinhos ou abandonados.

Num trabalho conjunto com o centro de Saúde e a farmácia, os presidentes de Junta e União de Freguesias têm sido elo de ligação com os seus cidadãos de forma a assegurar que, em momento algum, falta a medicação necessária ao tratamento de cada um dos nossos conterrâneos.

Também no âmbito da Educação nos propomos ajudar os mais novos, facultando as consultas pontuais e necessárias nos computadores das Juntas de Freguesia e permitindo a impressão, a título gratuito, dos documentos necessários para o estudo e apoio ao estudo em casa.

Ao longo das últimas semanas, os presidentes das Juntas e das Uniões de Freguesia assumiram um papel de responsabilidade social e calcorrearam centenas de quilómetros em cada uma das freguesias do nosso concelho para apoiar não só as populações como todas as instituições aqui instaladas, desde os postos da GNR até às instituições particulares de Solidariedade Social, sem esquecer os comércios.

Não nos arrependemos de todos estes esforços e mesmo numa altura em que as medidas de confinamento foram aliviadas, aquilo que podemos garantir desde já é que continuaremos ao lado de todos os munícipes do nosso concelho e a estar na linha da frente para o apoio a quem precisa de uma ajuda ou de um simples carinho para ajudar a suportar com a maior tranquilidade possível este surto sanitário que afeta, e vai continuar a afetar, o nosso País”.

Subscrevem este comunicado as seguintes autarquias:

Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida

União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes

Junta de Freguesia de Ladoeiro

Junta de Freguesia de Medelim

União de Freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo

União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha

Junta de Freguesia de Oledo

Junta de Freguesia de Penha Garcia

Junta de Freguesia de Proença-a-Velha

Junta de Freguesia de Rosmaninhal

Junta de Freguesia de São Miguel D’Acha

Junta de Freguesia de Toulões

União de Freguesias de Zebreira e Segura

1 COMENTÁRIO

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading