Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 4, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

PIICIE do Município de Penamacor desenvolve atividades para alunos na Rádio Voz da Raia

PIICIE do Município de Penamacor desenvolve atividades para alunos na Rádio Voz da Raia
José Lagiosa

O Município de Penamacor vai arrancar com diversas iniciativas, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), algumas delas com recurso à Rádio Voz da Raia, sediada no concelho.

O objetivo desta iniciativa é o de chegar a todos os alunos, não excluindo aqueles que não dispõem de meios tecnológicos adequados para aceder às ferramentas informáticas e online.

Uma das rubricas a desenvolver, em articulação com os professores do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, terá como tema o complemento das matérias de Estudo do Meio.

Este programa destina-se a alunos que se encontram a frequentar o 2º, 3º e 4º anos do 1º ciclo.

Já nas quarta feiras, às 15:00 e às 18:00, irá para o ar a rubrica “Histórias da Rádio” destinada a todas as crianças, onde poderão ser ouvidas muitas histórias no âmbito da literatura infantil.

Além destas iniciativas, que terão transmissão radiofónica, realça-se outras duas, também integrantes do PIICIE.

A primeira é o apoio pedagógico por parte da Equipa Multidisciplinar do projeto, prestado aos alunos que apresentem dificuldades nas tarefas escolares.

A segunda consiste na criação da página de Facebook do PIICIE. Considerando a atual situação de distanciamento e isolamento social, esta nova ferramenta tem como objetivo contribuir para a criação de um espaço de aprendizagem colaborativa, estimulando a partilha de saberes, experiências, curiosidades, informações, projetos ou iniciativas que ajudem, assim, a construir uma Educação mais dinâmica e melhor no concelho de Penamacor.

Este é um recurso que surge não só para ultrapassar contingências do presente, mas também para valorizar as potencialidades do tempo futuro.

Todas estas atividades servem como complemento à atividade escolar, não se descurando o papel da escola na aprendizagem das crianças do concelho.

Estas iniciativas integram o projeto Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, liderado pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, em parceria com os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão, sendo cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).

Comentar