Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 1, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Praia Fluvial do Bostelim recebe a única Bandeira Azul do distrito pelo quinto ano consecutivo

Praia Fluvial do Bostelim recebe a única Bandeira Azul do distrito pelo quinto ano consecutivo
José Lagiosa

A Praia Fluvial do Bostelim foi, pelo quinto ano consecutivo, distinguida pela sua qualidade balnear, através da atribuição da Bandeira Azul.

A distinção é concedida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), sendo que o Bostelim é uma das apenas 38 praias fluviais a nível nacional a receber este galardão.

A atribuição da Bandeira Azul a esta praia fluvial Vilarregense assume ainda uma maior importância ao ser a única distinguida no distrito de Castelo Branco e uma das cinco da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (juntamente com Aldeia do Mato, Fontes, Carvoeiro e Agroal).

A atribuição da Bandeira Azul tem em conta diferenciados fatores, como a informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e de equipamentos ou a segurança e serviços.

O galardão vai ser entregue a um total de 360 praias, sendo 322 praias costeiras e 38 praias fluviais.

A Praia Fluvial do Bostelim encontra-se atualmente a ser alvo de trabalhos de requalificação após os elevados danos e estragos causados pela Tempestade Elsa.

O Município de Vila de Rei encontra-se a encetar esforços de modo a poder ter a Praia aberta ao público o mais rápido possível, embora ainda não haja data prevista para esta abertura.

O vice-presidente da Autarquia e responsável pelo pelouro do Turismo, Paulo César Luís, destaca que “a qualidade das zonas balneares de Vila de Rei tem, ano após ano, vindo a ser reconhecida através de importantes distinções. Gostaria de agradecer o voto de confiança pela atribuição desta quinta Bandeira Azul à Praia Fluvial do Bostelim, numa altura em que a mesma se encontra ainda a recuperar dos elevados estragos causados pela Tempestade Elsa. Estamos a trabalhar para que os muitos de visitantes desta nossa Praia possam, logo que possível, usufruir de um espaço que é ideal para programas em família, com zonas verdes e bastantes sombras nas áreas circundantes, aliado à qualidade de água que nos permitiu voltar a obter tão importante distinção, cumprindo sempre as normas de segurança transmitidas pela Direção-Geral de Saúde, face à pandemia da Covid-19.”

Paralelamente, a Praia Fluvial do Bostelim vai igualmente receber a Bandeira ‘Praia Acessível’, que pretende destacar as praias portuguesas que, assegurando boas condições de acessibilidade, viabilizam a sua utilização, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, a todas as pessoas, independentemente da sua idade, possíveis dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

Comentar