17 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioRegionalESTeSC-IPC faz mais de 450 testes à Covid-19 e retoma aulas presenciais...

ESTeSC-IPC faz mais de 450 testes à Covid-19 e retoma aulas presenciais de laboratório

Todos os estudantes, docentes e funcionários não docentes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) que vão regressar à atividade presencial na próxima semana estão a realizar testes serológicos à Covid-19.

A medida integra um plano preventivo, adaptado à realidade de cada licenciatura, para que a retoma das aulas laboratoriais seja realizada em segurança.

A partir de segunda-feira(8) e até 26 de junho, cerca de 400 estudantes e 40 docentes regressam às instalações da ESTeSC-IPC para realizar as aulas práticas que ficaram pendentes com a suspensão da atividade presencial (as aulas teóricas foram lecionadas em formato virtual).

A estes, juntam-se 20 profissionais não docentes cujos serviços já estão a funcionar em regime presencial ou misto.

“A retoma da atividade letiva e laboral presencial encontra-se devidamente fundamentada na prévia avaliação de risco”, assegura a vice-presidente da ESTeSC-IPC e responsável pela Comissão de Controlo de Infeções Emergentes (CCIE), Marta Vasconcelos Pinto.

A realização de testes serológicos, de carácter obrigatório, visa a “recolha de todas as informações necessárias a um bom planeamento com carácter operacional e preventivo”, acrescenta.

Através destes testes, é pesquisada a presença ou ausência de anticorpos anti SARS-CoV-2 IgG e IgM no sangue, o que permite determinar o status imunológico do indivíduo face ao Coronavírus.

Todo o processo de colheita e tratamento de amostras é realizado nas instalações da ESTeSC-IPC, por uma equipa do Departamento de Ciências Biomédicas Laboratoriais, num trabalho que teve início na passada quarta-feira e decorrerá até 20 de junho.

Antes do arranque das aulas presenciais, a CCIE da ESTeSC-IPC transmitirá ainda à comunidade normas gerais de utilização das instalações, bem como instruções específicas, adaptadas à realidade e necessidades de cada curso.

Entre as normas gerais, inclui-se a monitorização obrigatória da temperatura corporal e a utilização de tapetes pedilúvio desinfetantes e de solução antisética de base alcoólica, à entrada do edifício.

Também a utilização de máscara será obrigatória no interior da Escola, sendo disponibilizadas máscaras comunitárias a todos os estudantes aquando da realização dos testes serológicos.

Para além destas medidas, os elevadores foram desativados e foram criados corredores de circulação obrigatória, por curso e respetiva área laboratorial.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading