14.9 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Setembro 23, 2021
No menu items!
InícioDesportoAPEF de Castelo Branco assinala 32º aniversário

APEF de Castelo Branco assinala 32º aniversário

Educação Física e Desporto em Contexto de Isolamento Social

Em dia de aniversário, a Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco reuniu, no dia 4 de junho, professores de todo o país e de alguns países lusófonos, para debater o tema “Educação Física e Desporto em Contexto de Isolamento Escolar”.

Na impossibilidade de reunir os seus associados e amigos presencialmente, o dia do 32º aniversário foi celebrado à distância com a realização de um Webinar, no âmbito do projeto “Aqui, Nós Fazemos Assim”, que a direção da APEF de Castelo Branco reeditou.

A iniciativa contou com mais de 100 participantes e foi promovida em parceria com o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva e o Centro de Formação de Associação de Escolas Altotejo.

Procurando proporcionar aos professores de Educação Física mais um momento de partilha e discussão, a APEF de Castelo Branco convidou 6 preletores para apresentarem as suas experiências e falar sobre a perspetiva de futuro, no que diz respeito à Educação Física no próximo ano letivo.

Pedro Ribeiro, docente na Escola Secundária de Felgueiras, fez a primeira intervenção, centrando-se no trabalho que tem realizado na disciplina de Educação Física.

João Ribeiro, presidente da APEF Foztejo e professor no Centro de Formação Desportiva de Atletismo, Casquilhos – Barreiro, foi o convidado para partilhar o trabalho que o Centro está a realizar com os alunos, no âmbito do Desporto Escolar.

Para partilhar o trabalho realizado num clube, Magda Rocha, treinadora e presidente da direção da Albigym, apresentou a metodologia encontrada para manter os seus atletas de ginástica a treinar com regularidade.

Para apresentar a sua experiência como administradora de um grupo de professores de Educação Física criado numa rede social, no qual os docentes têm partilhado imensas propostas de trabalho, a APEF de Castelo Branco contou com Manuela Candeias.

Como docente do ensino profissional, apresentou ainda o trabalho realizado com os seus alunos.

Para fechar a sessão, a APEF de Castelo Branco contou com a participação de Avelino Azevedo e Nuno Ferro, presidentes do Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto e da Sociedade Portuguesa de Educação Física respetivamente.

Aos dois presidentes coube-lhes a tarefa de fazer uma retrospetiva do trabalho realizado pelas duas entidades, no que diz respeito à Educação Física à Distância, e apresentar a sua perspetiva sobre o próximo ano letivo, bem como o trabalho que as duas estruturas estão a desenvolver, de modo a ajudar e garantir que, em setembro, regressem as aulas presenciais de Educação Física.

Com a moderação de Paulina Coelho, professora de EducaçãoFísica e membro da direção da APEF de Castelo Branco, os formandos tiveram a oportunidade de apresentar as suas questões aos preletores, contribuindo assim para o enriquecimento do debate.

Com mais esta iniciativa, nos primeiros 3 meses de exercício, a direção da APEF de Castelo Branco envolveu mais de 200 professores de Educação Física em formação, contando para tal com a colaboração de várias individualidades e de diversas entidades das áreas da Educação e do Desporto.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: