9.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioInternacionalRAIZ e Navigator lançam plataforma sobre a floresta portuguesa

RAIZ e Navigator lançam plataforma sobre a floresta portuguesa

Novo agregador de conhecimento sobre sector florestal nacional em florestas.pt

O RAIZ –  Instituto  de Investigação da Floresta e do Papel e a The Navigator Company lançaram hoje uma plataforma digital inteiramente dedicada à floresta portuguesa – www.florestas.pt – que reúne um conjunto alargado de informação sobre o setor florestal nas suas diversas dimensões – natural, ambiental, recreativa e socioeconómica.

Sob o mote “conhecer, valorizar e cuidar da floresta portuguesa”, e enquanto centro de conhecimento sobre os ecossistemas florestais portugueses e temas relacionados, a plataforma “Florestas.pt” disponibiliza informação oficial e conhecimento técnico-científico sobre o setor, com dados nacionais que, sempre que possível, são enquadrados no contexto europeu e mundial.

O objetivo desta plataforma agregadora de conteúdos é levar os visitantes a conhecer, a valorizar e a descobrir o que as florestas portuguesas têm para oferecer e o que podemos fazer para fortalecer, desfrutar e cuidar destes ecossistemas.

A informação veiculada é produzida por uma equipa de investigadores e redatores que trabalham conjuntamente para criar conteúdos acessíveis, baseados em informação técnica e científica, apoiada em fontes técnicas e oficias e em referências bibliográficas consistentes.

No momento em que é lançada, a plataforma “Florestas.pt” conta com o apoio e colaboração da comunidade científica nacional e de várias instituições e iniciativas com ligação à floresta.

A plataforma encontra-se estruturada em quatro secções:

  • Conhecer: disponibiliza dados sobre a caracterização da floresta portuguesa, assim como uma visão alargada dos múltiplos desafios que se colocam ao seu equilíbrio e sustentabilidade;
  • Valorizar: onde é possível encontrar indicadores socioeconómicos da floresta portuguesa e dos seus vários sectores, assim como o valor dos seus produtos, dos seus serviços e o potencial trazido pela inovação de base florestal (bioeconomia);
  • Descobrir: tal como a própria denominação indica, é feito o convite para a descoberta da floresta portuguesa e para a vivência dos seus benefícios, sendo disponibilizado para este efeito um conjunto de informação de cariz cultural e recreativo (roteiros, curiosidades, aplicações tradicionais dos produtos florestais, saúde e gastronomia);
  • Notícias & Agenda: principais acontecimentos que marcam o setor florestal, assim como destacados eventos que permitem conhecer, valorizar e descobrir a floresta.

Tal como a própria floresta, também a plataforma que chega hoje ao universo digital se encontra em permanente evolução, servindo de ponto de partida para a sistematização de conhecimento e reflexão sobre temas transversais e atuais que se colocam ao sector.

Mais floresta em Portugal, menos no mundo

A floresta mundial que se perdeu nos últimos 30 anos equivale a mais de 20 vezes a área de Portugal Continental, revelam as conclusões preliminares do conclusões preliminares do Global Forest Resources Assessment 2020, que é possível ler no Florestas.pt, embora o ritmo de perda tenha vindo a diminuir: depois de um declínio médio de 7,8 milhões de hectares/ano na década 1990-2000, registou-se uma redução na última década para 4,7 milhões de hectares/ano.

Segundo o mesmo documento, a floresta ocupa atualmente 31% da área terrestre global.

Em Portugal, a floresta representava 36% do solo continental, numa extensão superior a três milhões de hectares, segundo o 6.º Inventário Florestal Nacional, apresentado em 2019 (com dados que reportam a 2015).

Este valor coloca Portugal em linha com a média europeia e mostra um aumento de 59 mil hectares (1,9%) face a 2010 (data da avaliação anterior).

Estas e outras informações estão disponíveis em www.florestas.pt

*Foto: Pascal Moreaux

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading