26.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Setembro 16, 2021
No menu items!
InícioRegionalObra das Devesas Altas avança a bom ritmo em Oleiros

Obra das Devesas Altas avança a bom ritmo em Oleiros

O Executivo Municipal visitou as obras de requalificação das Devesas Altas que constituem um projeto de importância estratégica na melhoria da qualidade do ambiente urbano e dinamização social e económica de Oleiros.

A centralidade desta obra, os equipamentos existentes e o potencial que este espaço de grandes dimensões encerra, acabam por torná-lo num elemento âncora de dinamização e ligação dos diferentes espaços urbanos.

Assim, como âncora no reforço da centralidade urbana e alinhando-se com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PARU) de Oleiros, a operação apresenta como objetivos: promover a qualidade de vida da população residente através da requalificação do espaço público e a melhoria da qualidade do ambiente urbano, criar espaços de estadia e lazer qualificados e multiusos, adequados a diferentes faixas etárias de modo a integrá-lo no quotidiano da população, favorecer a articulação do espaço de estadia e lazer com a malha urbana e rede viária, assegurando a existência de percursos pedonais que, de forma contínua, façam a ligação entre diferentes espaços funcionais (serviços, equipamentos, comércio, habitação, etc).

Numa área de intervenção que abrange 13.602m², a solução de requalificação envolve a criação de um espaço de lazer e estadia, adequado a diferentes faixas etárias, bem como a construção de um edifício multiusos como parte integrante do processo de reabilitação.

De um modo geral, no conjunto do espaço público criaram-se três subespaços funcionalmente distintos: a zona de anfiteatro, zona de parque infantil e zona de estadia adequada a seniores.

Este espaço conjuga espaços verdes, espelhos de água e espaços de circulação, ponteados por árvores que garantem o sombreamento desejável.

O anfiteatro, os lagos e jogos de água são elementos marcantes no projeto de qualificação e modernização do espaço público das Devesas Altas.

Por fim, no que diz respeito aos arruamentos que envolvem a área que está a ser requalificada, a poente, rua Dr. Barata Relvas, manteve-se o traçado e existe estacionamento, a nascente, rua Maria Augusta Silva, a intervenção define apenas um sentido de tráfego, sentido sul/norte, com bolsas de estacionamento.

A requalificação das Devesas Altas representa um investimento de 1.844.291,95€, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020 e o fundo de comparticipação FEDER, no valor de 381.573,48€.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: