18.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 21, 2021
No menu items!
InícioNacionalMinistra da Agricultura visitou região do Dão para estreitar ligações entre o...

Ministra da Agricultura visitou região do Dão para estreitar ligações entre o Turismo e o setor primário

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, realizou hoje uma visita aos concelhos de Viseu, Mangualde e Castro Daire, no âmbito da iniciativa “Turismo e Agricultura na região do Dão”.

A deslocação foi acompanhada por uma comitiva representante da região, composta por Pedro Machado e Jorge Loureiro, respetivamente presidente e vogal da direção do Turismo Centro de Portugal, Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, e Rogério Abrantes, presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, além de vários autarcas e dirigentes de várias entidades regionais

A visita começou com uma receção no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, onde a governante ficou a par dos projetos da Comissão Vitivinícola Regional do Dão na área do Turismo, nomeadamente a Cidade do Vinho, iniciativa com componente turística e pedagógica.

Solar do Vinho do Dão

Em declarações aos presentes, a Ministra destacou que “os produtos endógenos, da terra, são o melhor que Portugal tem”, ao mesmo tempo que elogiou o trabalho realizado pela região em prol do turismo. “Escolhi a região Centro no dia em que retomámos a atividade turística, porque esta região tem sabido posicionar-se no mercado interno e externo, valorizando-se como um todo”, frisou.

Na ocasião, Pedro Machado sublinhou que o enoturismo é “uma aposta estratégica do Turismo Centro de Portugal” e uma “nova fileira com capacidade de atrair visitantes”.

“A paisagem rural é um ativo importantíssimo da região. Os produtores destes territórios são mestres na transformação da paisagem, tendo-a tornado um ativo poderoso de atração turística”, enalteceu o presidente do Turismo do Centro.

Seguiu-se uma visita à UDACA – União das Adegas Cooperativas do Dão, onde o respetivo presidente, Fernando Figueiredo, acompanhou a comitiva numa visita às instalações.

Aqui, a Ministra ficou ao corrente das dificuldades dos produtores da região provocadas pela pandemia de covid-19.

Após um almoço no restaurante Mesa de Lemos, onde a comitiva foi recebida pelo chefe Diogo Rocha, teve lugar uma visita às instalações da Queijaria Vale da Estrela, em Mangualde.

Restaurante Mesa de Lemos

Jorge Coelho, responsável máximo da queijaria, contou a história desta unidade de referência na região, que tem sabido conquistar quota de mercado graças a excelência dos seus queijos.

Numa breve intervenção, Maria do Céu Albuquerque salientou o bons exemplos de trabalho que está a ser feito no interior, por “pessoas de grande valor”.

A deslocação terminou em Mezio, Castro Daire, com uma visita à Ervital, unidade de produção de infusões e condimentos biológicos.

A comitiva tomou conhecimento da qualidade excecional dos produtos cultivados nesta exploração, no coração da Serra do Montemuro.

Como realçou o administrador, Joaquim Morgado, aqui “são cultivadas 300 espécies autóctones, em campos exclusivos e onde não há cultivo em redor, de forma a garantir que não existem contaminações cruzadas”.

Paulo Almeida, presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, destacou a Ervital como símbolo do “excelente trabalho e da qualidade que tem vindo a acontecer” no concelho.

A finalizar a visita, a Ministra elogiou o facto de ter visto “bons exemplos no terreno” ao longo de todo o dia.

“É com grande gosto que terminamos o tour nesta exploração. O turismo de natureza é um elemento de excelência, que faz muitas pessoas escolherem passar férias no interior do país, aliciadas pelos produtos naturais, como os que são aqui produzidos”, salientou.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: