26.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Setembro 16, 2021
No menu items!
InícioCulturaEugénio de Andrade evocado em Castelo Branco em dia de aniversário da...

Eugénio de Andrade evocado em Castelo Branco em dia de aniversário da sua morte

No passado sábado, dia 13 de Junho, em que se cumpria o 15º aniversário da morte de Eugénio de Andrade, o poeta foi evocado pela Junta de Freguesia de Castelo Branco.

Para assinalar a data foi inaugurado um painel de azulejos, simbolicamente colocado na Travessa da Rua dos Chões.

A iniciativa foi da Junta de Freguesia, que quis assim homenagear uma das figuras maiores da poesia contemporânea portuguesa.

Apesar de uma curta passagem pela cidade albicastrense, Eugénio de Andrade recorda na sua obra literária breves momentos da sua meninice (dos 7 aos 9 anos), vivida na zona história da cidade, entre o Castelo e o Jardim do Paço, retratando-os de forma simples e intensa.

Associaram-se à celebração alguns albicastrenses que tiveram a oportunidade de recordar Eugénio de Andrade nas palavras oportunas de Pedro Salvado e em textos e poemas lidos e declamados por Maria da Luz e Maria de Lurdes Gouveia, respetivamente.

Dois trechos musicais da responsabilidade de Patrícia Semedo contribuíram para recriar o ambiente de serenidade que o momento requeria.

O presidente da Junta de Freguesia, Leopoldo Rodrigues e o presidente da Câmara Municipal, Luís Correia, dirigiram aos presentes, algumas palavras que deram testemunho de um posicionamento inequívoco em prol do enriquecimento cultural da cidade, reafirmando a importância que a divulgação e o reconhecimento da vida e obra de beirões ilustres aportam a Castelo Branco como cidade da cultura e do conhecimento.

Ambos, em sintonia, apelaram aos munícipes a participar ativamente nesta e noutras iniciativas, convidando-os a colaborar na prossecução de um propósito comum, o engrandecimento de Castelo Branco.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: