24.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 22, 2021
No menu items!
InícioRegionalPDR 2020: Município da Sertã inicia trabalhos de estabilização de emergência pós-incêndio

PDR 2020: Município da Sertã inicia trabalhos de estabilização de emergência pós-incêndio

Nos próximos dias iniciam-se os trabalhos no âmbito de candidaturas à Operação 8.1.4 – Estabilização Pós-Incêndio do PDR2020, apresentadas na sequência dos incêndios de Mosteiro, Vale do Rei e Portelinhas ocorridos em julho e setembro de 2017.

O objetivo principal das intervenções prende-se com a recuperação de infra-estruturas florestais danificadas pelo incêndio rural eregularização do regime hidrológico das linhas de água, conforme publicados nos Editais n.º 28, 29 e 30.

As intervenções irão decorrer ainda durante o mês de junhonas freguesias afectadas pelos incêndios referidos:

– Mosteiro – freguesia de Várzea dos Cavaleiros;

– Vale do Rei – freguesias de Carvalhal, Sertã e Várzea dos Cavaleiros;

– Portelinhas – Freguesia de Pedrógão Pequeno, Troviscal, Sertã e Figueiredo.

No que diz respeito a infraestruturas serão recuperados troços de rede primária e secções de rede secundária de faixas de gestão de combustível.

Está previsto o corte de arvoredo queimado ou sintomático de doenças ou pragas, a substituição de sinalética de Zona de Caça e de sinalética de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Relativamente à regularização do regime hidrológico das linhas de água, será limpa uma faixa de dez metros na margem, de modo a manter o leito das linhas de água limpo de sedimentos e vegetação arbustiva, sendo que as margens serão consolidadas através de plantação e recuperação da vegetação autóctone.

Está também contemplada a instalação de comedouros para a fauna selvagem.

Os proprietários poderão acompanhar os trabalhos e proceder à remoção dos matérias resultantes das ações no prazo de 15 dias, findo o qual o material não recolhido será removido pela câmara Municipal.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: