22.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Setembro 24, 2020
No menu items!
Início Sem Categoria Cerimónia do Conselho Cultural Mundial na Universidade de Coimbra adiada para 2022...

Cerimónia do Conselho Cultural Mundial na Universidade de Coimbra adiada para 2022 com simbolismo renovado

A Universidade de Coimbra (UC) e o Conselho Cultural Mundial (WCC) vêm anunciar que tomaram a decisão de adiar a 37th World Cultural Council Award Ceremony (que deveria ser acolhida pela UC em novembro de 2020), devido à incerteza em torno da pandemia de Covid-19 e ao seu potencial impacto num evento internacional desta dimensão.

A cerimónia, onde serão entregues os conceituados prémios Albert Einstein e José Vasconcelos, vai realizar-se com simbolismo renovado em 2022, ano em que se celebra o 250.º aniversário da Reforma Pombalina, que abriu a UC ao ensino científico e experimental e aos ideais do iluminismo.

Após a decisão de adiar a cerimónia anual de entrega dos prémios do Conselho Cultural Mundial, a Universidade de Coimbra aceitou imediatamente acolher o evento em 2022 (em data a anunciar).

A UC será a primeira universidade portuguesa a receber a World Cultural Council Award Ceremony, que já foi realizada em instituições como o Massachusetts Institute of Technology, a Universidade de Oxford ou a Universidade de Princeton.

“Será uma honra para a nossa instituição receber a cerimónia de 2022. Obviamente, acolhê-la em 2020 teria um enorme significado, por ser o ano em que a UC celebra o seu 730.º aniversário. Mas, em 2022, poderemos levar esse grande simbolismo um pouco mais adiante, como prova da nossa capacidade de constante adaptação aos mais exigentes desafios: nessa data, a UC celebra os 250 anos das importantes conquistadas associadas às reformas do Marquês de Pombal, que alteraram profundamente a Universidade”, salienta o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Recorde-se que da Reforma Pombalina resultou uma profunda reformulação do ensino universitário português, que esteve na génese do que são atualmente a Faculdade de Ciências e Tecnologia, a Imprensa e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

O Diretor-Executivo do Conselho Cultural Mundial, Esteban Meszaros, mostra igual entusiasmo com a realização da cerimónia de 2022 em Coimbra.

“É uma ocasião única e o local adequado para a cerimónia de entrega de prémios do WCC, não só pelo contexto histórico da Universidade, mas também por ser uma oportunidade para que juntos disseminemos os muitos valores que partilhamos”, afirma.

O Conselho Cultural Mundial é uma organização internacional sem fins lucrativos fundada no México, em 1982, por um grupo de 124 cientistas, académicos, presidentes de universidades e executivos dos cinco continentes, com a missão de promover uma cultura de tolerância, paz e fraternidade.

Desde 1984 que a instituição realiza cerimónias anuais para atribuir o Prémio Mundial de Ciências Albert Einstein, o Prémio Mundial de Educação José Vasconcelos e o Prémio Mundial de Artes Leonardo da Vinci, que já distinguiram largas dezenas de cientistas, académicos e artistas de relevo mundial.

O Prémio Albert Einstein é atribuído anualmente, enquanto os restantes são entregues alternadamente nos anos pares (José Vasconcelos) ou ímpares (Leonardo da Vinci).

Em 2019, o Prémio Mundial de Artes Leonardo da Vinci foi concedido ao produtor de cinema Paulo Branco (o primeiro português a ser laureado pelo Conselho Cultural Mundial).

Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é a mais antiga instituição de ensino superior de Portugal e do espaço lusófono e também uma das mais antigas de todo o mundo.

Ao longo de mais de sete séculos, a UC tem deixado uma marca indelével nas áreas do ensino, ciência, inovação e cultura a nível global.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Volta a Portugal em bicicleta em edição especial

DE 27 DE SETEMBRO A 5 DE OUTUBRO, NOS CANAIS DA RTP E NA ANTENA 1 A RTP...

Alpiarça: “Sábados a Contar” ON-LINE dia 26 setembro

Na impossibilidade de retomar esta nova época dos "Sábados a Contar" no espaço habitual, de voltar a...

Ateliês de decorações de Natal com inscrições abertas

Os ateliês natalícios começam no dia 28 de setembro e vão decorrer três vezes por semana (às segundas, quartas e sextas-feiras), na...

Dia Mundial do Turismo: visita da Ministra da Agricultura a aldeias do Centro de Portugal

Aldeias de Lapa dos Dinheiros, Loriga, Valezim e Linhares da Beira A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, efetuará,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: