17.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 28, 2021
No menu items!
InícioNacionalFundação Gulbenkian mostra como a Academia do Conhecimento “deu a volta” ao...

Fundação Gulbenkian mostra como a Academia do Conhecimento “deu a volta” ao confinamento

A Fundação Calouste Gulbenkian deu a conhecer a forma como a Academia Gulbenkian do Conhecimento de Idanha-a-Nova, um projeto dirigido a crianças e jovens, se reinventou durante o confinamento.

Com o apoio da Fundação Gulbenkian, o projeto é uma parceria entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, associação de desenvolvimento local.

A Academia do Conhecimento começou a trabalhar nas salas de aula em fevereiro deste ano mas, perante a situação de pandemia, teve de se adaptar e passar a funcionar à distância.

As suas atividades chegaram então às crianças pela internet, mas também por meios mais tradicionais: pelo correio e pela rádio.

Na reportagem divulgada no seu portal, numa rubrica chamada ‘Dar a Volta’, a Fundação Gulbenkian elogia a criatividade do “projeto engendrado pela Academia Gulbenkian do Conhecimento de Idanha-a-Nova para não deixar 108 alunos dos 3º e 4º anos com o sabor amargo de tudo ter acabado antes mesmo de ter começado”.

Capa do livro ‘Sarilhos do Amarelo’, de Pedro Rosário

A base do trabalho realizado na Academia Gulbenkian do Conhecimento de Idanha-a-Nova é o livro ‘Sarilhos do Amarelo’, de Pedro Rosário.

A partir do livro, propõem-se atividades para trabalhar competências sociais e emocionais nas crianças e jovens.

Durante seis semanas, todas as terças-feiras na Rádio Clube de Monsanto, foi emitido um programa dedicado às atividades da Academia do Conhecimento, com o apoio da Fundação Gulbenkian, tendo como parceiro o SICAD-Projeto Afirma-te.

Ao mesmo tempo foi dinamizado um blogue com conteúdos multimédia e, através dos correios, foi também disponibilizado todo o material necessário para dinamização dos capítulos lidos na rádio, garantindo assim a todos os alunosa possibilidade de viver esta aventura, numa lógica de igualdade de oportunidades.

Reportagem da Fundação Calouste Gulbenkian: https://gulbenkian.pt/reportagem/dar-a-volta/as-vozes-da-planicie/

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: