Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Julho 5, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

CIMBB realizou a 3ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio

CIMBB realizou a 3ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio
José Lagiosa

“CRIA O TEU FUTURO”

O evento de encerramento do concurso intermunicipal de empreendedorismo nas escolas “CRIA O TEU FUTURO” promovido pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, realizou-se no passado dia 23 de Junho, em formato digital.

O concurso foi realizado no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, financiado pela União Europeia ao abrigo do Fundo Social Europeu.

O concurso “CRIA O TEU FUTURO” teve como principal objetivo comprometer e envolver os jovens com o seu território, estimulando a sua capacidade de detetar oportunidades para criar respostas inovadoras e sustentáveis que favoreçam a sua comunidade e valorizem o seu património.

Tendo em conta asituação de pandemia provocada pelo COVID-19, não foi possível realizar este evento como inicialmente previsto.

Contudo, de forma empreendedora, rapidamente se redesenhou o evento para um formato não presencial, tendo sido realizado através de uma sala virtua lcom a participação de 38 alunos e 8 professores, provenientes dos diversos Municípios da CIMBB, que apresentaram a concurso 14 ideias de negócio.

Além dos docentes e estudantes, o evento contou ainda com a presença do secretário Executivo da CIMBB, Helder Henriques, que reforçou os objetivos principais da iniciativa e com um Júri composto pelo Professor Luís Farinha do IPCB (Instituto Politécnico de Castelo Branco),  Sónia Azevedo da AEBB (Associação Empresaria da Beira Baixa) e Cristina Tadeu da CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro).

Foram apurados na final três vencedores e atribuída também uma menção honrosa, a saber:

Menção Honrosa atribuída ao projeto “Terceira Onda” – que desenha um serviço de apoio a idosos e a populações isoladas, que assegura apoios relacionados com a sua saúde e bem-estar físico e psicológico;

3º Lugar: “MiddleBee” – Apresenta um Gin à base de melque pretende valorizar e incentivar a apicultura da Regiãoatravés da comercialização deste Gin;

2º Lugar: “Econativo” – com o objetivo de incentivar a cultura de soja na Região e valorizar a mesma através de um aroma característico projeta um Kit de material escolar ecológico e biodegradável à base de pasta de soja e com aroma a rosmaninho

1º Lugar: “Embaixadores” – Apresenta um novo conceito de turismo, que convida a própria população da Beira Baixa a serem “embaixadores” da sua Região, através da criação de roteiros turísticos que façam os turistas sentirem-seem proximidade com a realidade vivida pela população local. 

Aos premiados foram atribuídosdiversos vales de oferta.

A 3.ª Edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio “CRIA O TEU FUTURO”, termina assim de forma diferente, mas não menos positiva, dando aconhecer jovens resilientes, determinados a abraçar desafios e a mostrar que mesmo perante as adversidades é possível ser-se empreendedor e concretizar ideias, preparando-os assim para um futuro tão ou mais desafiante do que o que atualmente conhecemos.

Comentar