Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Julho 6, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Estudo Prévio do projeto de arquitetura da futura biblioteca da FDUC apresentado amanhã

Estudo Prévio do projeto de arquitetura da futura biblioteca da FDUC apresentado amanhã
José Lagiosa

Vai ser apresentado amanhã (quarta-feira, 3) o Estudo Prévio do projeto de arquitetura para a construção da futura biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

A sessão de apresentação – com a presença do arquiteto Álvaro Siza Vieira, dos Vice-Reitores da UC, João Nuno Calvão da Silva e Alfredo Dias, do Diretor da FDUC, Rui de Figueiredo Marcos, e dos administradores da Fundação Rangel de Sampaio, Filipe de Albuquerque Matos e Francisco Brito Pereira Coelho – decorre a partir das 10h00, na Sala 9 da FDUC, sendo aberta aos órgãos de comunicação social.

A construção, no Palácio dos Melos (antigas instalações da Faculdade de Farmácia), de uma nova biblioteca para valorizar o acervo bibliográfico de cerca de quinhentos mil volumes da FDUC, e melhor servir os professores, estudantes e investigadores de vários países que a eles recorrem, é uma velha aspiração da Direção da Faculdade.

O contrato com o gabinete do arquiteto Siza Vieira para elaboração do projeto da futura biblioteca foi celebrado em 2005.

No entanto, atrasos motivados pelas escavações arqueológicas indispensáveis para se poder iniciar a obra e pelas consequências da crise económica que afetou o pais durante o período do programa de assistência financeira pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional (2011-2014) retardaram a concretização do projeto.

A ideia é agora retomada. Como no intervalo de tempo decorrido desde 2005 saiu nova legislação nos domínios de segurança ambiental e contra incêndios, acústica, instalações eléctricas e hidráulicas, saúde e gestão de resíduos foi fazer modificações no projeto inicial, sem alterar o Projeto de Arquitectura e os Arranjos Exteriores.

Concluídos estes trabalhos de adaptação, acontece a apresentação do Estudo Prévio pelo gabinete do arquiteto Siza Vieira.

Comentar