Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Julho 6, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

FCT NOVA convida estudantes de todo o país a participar em feira virtual: encontro acontece nos dias 4 e 5 junho

FCT NOVA convida estudantes de todo o país a participar em feira virtual: encontro acontece nos dias 4 e 5 junho
José Lagiosa

●       O encontro que no ano passado reuniu 6 mil alunos no campus da faculdade estreia-se no formato virtual, em consequência da COVID-19.

●       Na feira virtual os jovens vão ser convidados a trocar impressões com professores e alunos. É nesta altura do ano que estudantes e pais definem um curso superior.

A FCT NOVA – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa está a promover uma feira virtual para dar a conhecer a faculdade e os seus cursos a novos alunos.

O encontro acontece nos dias 4 e 5 de junho e é um convite aberto a todos os estudantes.

Perante a impossibilidade de receber os jovens ao vivo no campus da Caparica para a 14.ª edição da Expo FCT – evento anual de apresentação da faculdade e da sua oferta educativa que, em 2019, recebeu 6 mil estudantes –  a FCT NOVA adaptou-se aos novos tempos.

O encontro será online e dará oportunidade aos estudantes pré-universitários de esclarecerem dúvidas diretamente com professores e alunos que frequentam a FCT NOVA.

É a oportunidade que oferecemos a alunos, pais e professores do secundário para a partir de casa (de qualquer parte do mundo) esclarecerem dúvidas acerca dos cursos e da vivência universitária na FCT NOVA”, explica a professora Fátima Rodrigues, subdiretora da FCT NOVA para a Divulgação de Ciência e Tecnologia.

É entre as 16h e as 18h, dos dias 4 e 5 de junho, que estarão a decorrer as apresentações dos 18 cursos de licenciatura e mestrado integrado que a faculdade tem para oferecer.

Das engenharias (de Civil, Ambiente, Materiais, Informática, de Micro e Nanotecnologias até à Gestão Industrial para nomear algumas), passando pela Matemática, Química e Biologia até à Conservação-Restauro: a oferta de cursos é vasta.

Esta não é apenas uma plataforma de chat, esclarece Fátima Rodrigues: “Trata-se de uma primeira aproximação dos alunos à faculdade que lhes transmite confiança e informação. Nesta altura, muitos jovens aconselhados por pais e professores estão a delinear o seu futuro e saber o que existe no mercado, quais a possibilidades de carreira e o que diferencia cursos com o mesmo nome, em instituições diferentes, é primordial para uma escolha consciente.”

A inscrição neste encontro faz-se através do site da Feira Virtual (https://feiravirtual.fct.unl.pt/) e cada aluno pode inscrever-se nas apresentações que desejar. 

Mas há mais para conhecer através da feira: é possível perceber, com casos concretos, como é que estes cursos e profissões podem acrescentar valor à comunidade.

Os projetos de ajuda no combate à pandemia Covid-19 promovidos ou apoiados pela FCT NOVA são exemplo.

Desde o fabrico de máscaras, à produção de gel desinfetante, passando pela realização de testes de despistagem até à criação de ventiladores minimalistas, a faculdade contou com a participação de docentes, investigadores e alunos nas iniciativas.

Com 65 hectares de área onde se encontram 23  edifícios, FCT NOVA conta com 150 salas de aula, 420 laboratórios, um parque de ciência e tecnologia (Madan Parque) e outras infraestruturas de apoio que vão desde minimercados a uma creche e uma residência para estudantes.

É o maior campus do país e um dos maiores da Europa.   

Comentar