14.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Outubro 21, 2020
No menu items!
Início Nacional IPCB aposta na valorização da carreira docente

IPCB aposta na valorização da carreira docente

O Politécnico de Castelo Branco tem vindo a apostar na valorização da carreira dos docentes da instituição, tendo recentemente chegado ao fim dois concursos documentais internos de promoção para o provimento de dois lugares na categoria de professor coordenador e um lugar na categoria de professor coordenador principal, a mais alta na carreira de docente de ensino superior politécnico.

Na Escola Superior de Educação, a docente Fátima Paixão é a primeira docente do IPCB a aceder à categoria de professor coordenador principal, na área disciplinar de Educação, Formação de professores e educadores.

Fátima Paixão

Já na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, os docentes Francisco Rodrigues e Nuno Cordeiro, foram promovidos à categoria de professor coordenador, nas áreas disciplinares de Ciências Biomédicas Laboratoriais e de Fisioterapia, respetivamente.

O presidente do IPCB, António Fernandes, refere que que a abertura destes concursos de promoção ao abrigo do artigo 76º do Decreto-Lei nº 84/2019, de 28 de junho, vai ao encontro da estratégia institucional de assegurar a estabilidade do corpo docente do IPCB, onde se destaca o mérito, princípio estruturante de todos os procedimentos concursais para o provimento e promoção de trabalhadores da Administração Pública, resultante da escolha entre vários candidatos, e o princípio da igualdade de oportunidade de acesso.

António Fernandes adianta ainda que a distribuição das vagas para os concursos de promoção teve em consideração a atual atratividade de cada área no contexto da captação de estudantes e também a atual necessidade de contratar docentes além-quadro.

Por outro lado, salienta que em determinadas áreas não existiam professores coordenadores principais ou existiam em número absolutamente residual face ao número total de docentes de carreira afetos àquelas áreas.

Francisco Rodrigues

O presidente do IPCB felicitou os docentes promovidos e sublinha a importância de a Instituição passar a ter um professor coordenador principal, a professora Fátima Paixão.

O IPCB tem ainda a decorrer mais 5 concursos documentais internos de promoção para a categoria de Professor Coordenador, nas áreas disciplinares de Audiovisuais e Produção dos Media, Ciências Informáticas, Design e Áreas Afins, Motricidade Humana/ Ciências do Desporto e ainda Música e Artes do Espetáculo, devendo os processos estar concluídos em breve.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Politécnico de Castelo Branco e Universidade da Extremadura estudam paraquedistas no Aeródromo das Moitas

Uma equipa de investigadores constituída pelos docentes do IPCB Tiago Machado e João Serrano (membros da Unidade de Investigação do IPCB Sport,...

Pedro Machado defende cooperação regional para atrair produções cinematográficas

Desafio do presidente do Turismo Centro de Portugal foi lançado na sessão de abertura do 13.º Festival ART&TUR, em Viseu.

Feira do Livro de Maputo numa edição virtual

Vai decorrer, de 22 a 24 de outubro, a VI edição da Feira do Livro de Maputo. A...

Assinado acordo de cooperação entre a Universidade de Coimbra e a Câmara de Comércio Portugal-China PME

A Universidade de Coimbra, representada pelo Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva, celebrou ontem (terça-feira, 20), na Sala do Senado, um protocolo...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: