25.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 22, 2020
No menu items!
Início Cultura Livro Escuderia 55 anos - Apontamentos é apresentado no próximo sábado nas...

Livro Escuderia 55 anos – Apontamentos é apresentado no próximo sábado nas Docas em Castelo Branco

O livro Escuderia 55 anos – Apontamentos é apresentado, dia 4 de julho, pelas 21H30, no centro da cidade albicastrense, no decorrer do Rali de Castelo Branco organizado pela Escuderia Castelo Branco.

A obra, da autoria do jornalista João Carrega, apresenta alguns dos apontamentos mais importantes da história da Escuderia Castelo Branco, que no último mês de maio assinalou 56 anos de existência.

Este trabalho teve a coordenação de António Sequeira, Nuno Almeida Santos e João Carrega, e surge publicada com a chancela da editora RVJ Editores, apresentando o prefácio de Eduardo Marçal Grilo e o prólogo do antigo campeão nacional de ralis, Manuel Rolo.

A apresentação contará com as presenças de Eduardo Marçal Grilo (sócio fundador, que entrará em direto por videoconferência), António Sequeira, presidente do clube, Nuno Almeida Santos, presidente da Assembleia Geral, João Carrega e Carlos Tomaz (consultor da obra), numa cerimónia moderada por Joaquim Amândio Santos.

O livro, propriedade da Escuderia Castelo Branco, tem acabamentos de luxo, é editado com capas duras e o interior impresso é a cores.

São 680 páginas recheadas com «estórias» da história de um dos mais emblemáticos clubes portugueses na área do desporto motorizado, o qual é também uma referência nacional e internacional.

António Sequeira, presidente da Escuderia, recorda, em nota da própria coletividade, que “desde sempre foi um sonho meu a publicação de um livro onde estivessem as estórias do clube, os nossos feitos e, principalmente, os rostos de todos os que sempre souberem vestir a camisola da ECB, sendo uma forma também de os homenagear. Este livro é para todos esses sócios e voluntários”.

Esta obra, que apresenta cerca de quatro mil fotografias, “foi feita a pensar nas pessoas. Naquelas que fundaram o clube e em todas as outras que fizeram crescer e que de uma forma voluntária deram e dão o seu contributo à coletividade”, diz o autor.

Capa do livro a apresentar no próximo sábado

O livro apresenta testemunhos e entrevistas de alguns dos sócios fundadores, como Eduardo Marçal Grilo (ex-ministro da Educação), Luís Marçal Grilo, José Morgado Duarte, Joaquim Pio, Humberto Salavessa, Manuel Tavares, Porfírio Lima ou Jorge Sequeira Ribeiro.

O livro mostra, década a década o pulsar da instituição, que anualmente tem um impacto, pelas provas que realiza, de milhões de euros na economia.

O livro contou com a colaboração Carlos Tomaz (consultor), Francisco Carrega (arquivo), Cátia Gomes,  Miguel Ramos, António Silveira e Belarmina Filipe, bem como da equipa da RVJ Editores, nomeadamente de Carine Pires, responsável pelo design e paginação, André Antunes e Francisco Manuel Carrega.

Este trabalho envolveu ainda muitos colaboradores da Escuderia Castelo Branco que participaram na logística, seleção e recolha de imagens, casos de Sandra Ribeiro, Miguel Ramos, Daniela Simões, Duarte Rocha, Afonso Rocha, Bruno Vilela, Élvio António, Francisco Grilo, Carlos Louro, Carlos Geraldes Gomes, Rui Esteves, Nelson Matos, Célia Reis, Lina Gonçalves e Nelson Correia.

Para a sua concretização, foi aberta a colaboração aos sócios, pilotos e seus familiares, que cederam e identificaram diferentes fotografias.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Israel reduz salários de ministros e deputados e agrava medidas

O Governo de Israel aprovou uma redução de 10% aos salários dos ministros e deputados no quadro das medidas de combate à...

Gestão de combustível junto aos aglomerados em Proença evitou danos maiores no incêndio

O Município de Proença-a-Nova estima que os prejuízos do incêndio de 13 de setembro sejam superiores a sete milhões de euros: o...

Workshop dedicado ao Adufando, o novo método de ensino do adufe

Idanha-a-Nova “Trabalhar com o Adufando” é um workshop gratuito que se vai realizar no auditório do Centro Cultural...

Museu Nacional Ferroviário apresenta o Projeto Loco´Motive

Parceria com a Companhia Custom Circus O Museu Nacional Ferroviário e a companhia Custom Circus apresentam projeto de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: