16.1 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 27, 2020
No menu items!
Início Cultura Proença-a-Nova: Iniciativas Beira Baixa Cultural com novas datas

Proença-a-Nova: Iniciativas Beira Baixa Cultural com novas datas

O projeto Beira Baixa Cultural vai reiniciar as suas atividades, depois do adiamento e cancelamento de alguns dos eventos programados devido à pandemia da COVID-19.

A primeira iniciativa deste ano realiza-se a 11 de julho, na capela de Santo António de Sobreira Formosa, dedicada aos casamentos de antigamente e às tradições gastronómicas destes eventos familiares, com destaque para o bolo finto, uma iguaria que os noivos ofereciam aos convidados do casamento em sinal de gratidão pelo seu contributo para a realização do mesmo.

Estes detalhes da tradição à volta do casamento serão retratados nesta iniciativa que, devido à atual situação, terá lugares reservados.

Casamentos de antigamente

Os bilhetes são gratuitos, mas terão de ser obrigatoriamente levantados no Posto de Turismo.

Ainda em julho irão realizar-se dois ateliers de cultura e gastronomia: o primeiro a 21 de julho sobre a utilização de licores de ervas aromáticas e de medronho em cocktails no Centro Ciência Viva da Floresta e o segundo inserido na Descida de Rio que acontece a 25 de julho e será dedicado ao peixe do rio.

Em agosto serão realizados três concertos no âmbito do Festival das Artes da Beira Baixa, a 8 de agosto uma Noite de Fados na Praça Cónego José Esteves, em Sobreira Formosa, no dia 15 uma noite de Blues no Parque Urbano Comendador João Martins e a 22 um concerto de Canto Lírico no Jardim de Santa Margarida, os dois últimos em Proença-a-Nova.

No âmbito das Rotas das Visitas Guiadas e Encenadas estão previstas mais recriações históricas: em setembro haverá a recriação da desfolhada, em conjunto com o Atelier de Cultura e Gastronomia sobre o ciclo do pão, o passeio pedestre noturno sobre as histórias fantásticas do concelho acontece a 13 de Novembro, a defesa da pátria contra os invasores franceses está marcada para 22 de Novembro, para já mantém-se a recriação dedicada às tradições do Natal a 20 de dezembro, em conjunto com o atelier sobre o Azeite.

Para a realização de todas estas iniciativas, integradas no projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), na qual está integrado o Município de Proença-a-Nova, é necessário o levantamento gratuito obrigatório de bilhete (que estarão disponíveis no Posto de Turismo) e estão asseguradas as condições de segurança, de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Coimbra Business School preenche todas as vagas, aumenta as médias e bate recorde nos mestrados

Mais 100 alunos relativamente ao ano passado, um novo curso – Finanças e Contabilidade – e todas as vagas preenchidas na 1ª...

Ródão recebe duas etapas do Campeonato do Mundo de F2 de Motonáutica

Vila Velha de Ródão será uma verdadeira capital mundial da motonáutica, recebendo, nos dias 1 e 4 de Outubro, respetivamente, a segunda...

Politécnico de Castelo Branco cresce no Concurso Nacional de Acesso

Concluída a 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA) do ano 2020, foram colocados nas licenciaturas do Politécnico...

Turismo do Centro celebra Dia Mundial do Turismo no Interior

Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, visitou aldeias de Lapa dos Dinheiros, Loriga, Valezim e Linhares da Beira, na região...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: