23.9 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 27, 2021
No menu items!
InícioCulturaVote no Penamacor Vila Madeiro, finalista regional das “7 Maravilhas da Cultura...

Vote no Penamacor Vila Madeiro, finalista regional das “7 Maravilhas da Cultura Popular"

O evento Penamacor “Vila Madeiro” é um dos 140 finalistas regionais às “7 Maravilhas da Cultura Popular”, na categoria de Rituais e Costumes.

O período de votação está aberto até 14 de agosto, terminando com o final do programa a emitir nesse dia.

Poderá votar no evento Penamacor Vila Madeiro, através do número 760 207 839, sendo que a chamada tem um custo de 0,60€ + IVA.

Cada telefone tem direito a votação ilimitada mas, no entanto, a votação é apenas possível com números de telefone portugueses.

A organização das 7 Maravilhas de Portugal recebeu 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, tendo o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elegido 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais, em antena a partir do dia 6 de julho na RTP1 e RTP Internacional.

Estas 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais.

Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto.

A 5 de setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

O Madeiro

Recorde-se que o Madeiro de Penamacor ganhou fama de ser o maior do país.

Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus.

O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24, à exceção de Penamacor, que arde de 23 para 24, e mantém-se aceso durante vários dias.

Depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da fogueira, num gesto ritual de fraterno encontro.

Em Penamacor, a chegada do Madeiro tem data marcada e o ato assume foros de festividade.

De facto, no dia 8 de dezembro, a população acorre generosamente à rua para saudar o cortejo de tratores e reboques, em número que procura sempre bater o antecedente, onde os jovens do ano, dantes só os rapazes e agora também as raparigas, empoleirados nos troncos, atiram à rebatina os frutos do ramo de laranjeira que a praxe manda trazer, cantando acompanhados à concertina.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: