14.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Outubro 21, 2020
No menu items!
Início Nacional Estudantes do ensino profissional e artístico com ampla oferta nos Politécnicos do...

Estudantes do ensino profissional e artístico com ampla oferta nos Politécnicos do Centro

A Rede de Politécnicos do Centro, que integra os politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Tomar e Viseu acaba de lançar a plataforma para inscrição nas provas necessárias para acesso às 133 licenciaturas destas 6 instituições, no âmbito do novo concurso especial de acesso ao ensino superior criado pelo Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril.

A inscrição nas provas decorre até 16 de julho.

Acessível em www.provascentro.pt, a plataforma permite  que os alunos verifiquem de forma automática a que licenciaturas se podem candidatar, partindo da designação do seu curso profissional ou artístico.

Para além desta funcionalidade, a plataforma disponibiliza informação sobre vagas, condições de acesso, calendário e conteúdos das provas, e ainda os contactos para esclarecimento de dúvidas adicionais.

Recorde-se que, no âmbito deste concurso, os estudantes terão que realizar uma prova de conhecimentos em função da sua área de formação e da licenciatura a que se pretendem candidatar.

Esta prova é constituída por duas partes: uma componente geral, realizada por todos os estudantes, e uma componente específica, que varia de acordo com a licenciatura pretendida, nas áreas de Biologia, Economia, História da Cultura e das Artes, Matemática ou Português.

Após aprovação na prova, o estudante tem que efetuar a sua candidatura online ao ensino superior no site da DGES – Direcção Geral do Ensino Superior na Internet (www.dges.gov.pt/pt).

O Politécnico de Castelo Branco tem 119 vagas disponíveis para 22 licenciaturas das escolas superiores Agrária, de Artes Aplicadas, Educação, Gestão e Tecnologia.

António Fernandes, presidente do IPCB, sublinha a possibilidade criada através deste novo concurso de resposta ao desafio da abertura da base social de apoio ao ensino superior, estando contemplada a adaptação e diversificação dos mecanismos de ingresso.

Adianta ainda que as ofertas educativas e formativas de dupla certificação, escolar e profissional, do ensino secundário, conferentes do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, são atualmente responsáveis por cerca de 45 % dos alunos que frequentam o ensino secundário.

As vagas disponibilizadas para estes estudantes são um sinal claro da importância, valorização e qualidade da formação que o IPCB atribui ao ensino profissional e artístico.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Politécnico de Castelo Branco e Universidade da Extremadura estudam paraquedistas no Aeródromo das Moitas

Uma equipa de investigadores constituída pelos docentes do IPCB Tiago Machado e João Serrano (membros da Unidade de Investigação do IPCB Sport,...

Pedro Machado defende cooperação regional para atrair produções cinematográficas

Desafio do presidente do Turismo Centro de Portugal foi lançado na sessão de abertura do 13.º Festival ART&TUR, em Viseu.

Feira do Livro de Maputo numa edição virtual

Vai decorrer, de 22 a 24 de outubro, a VI edição da Feira do Livro de Maputo. A...

Assinado acordo de cooperação entre a Universidade de Coimbra e a Câmara de Comércio Portugal-China PME

A Universidade de Coimbra, representada pelo Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva, celebrou ontem (terça-feira, 20), na Sala do Senado, um protocolo...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: