7.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Outubro 27, 2020
No menu items!
Início Nacional POSEUR aprova candidatura da CIMBB

POSEUR aprova candidatura da CIMBB

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) viu aprovada a candidatura “Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Beira Baixa” (PIAAC-BB) no âmbito do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) (classificação: 4,9 numa escala até 5).

O PIAAC-BB constitui um instrumento fundamental para a captação de investimentos no próximo quadro comunitário assim como vai permitir compreender, de um modo mais aprofundado, a dinâmica das alterações climáticas na Beira Baixa.

Com impacto direto no território, este projeto prevê, para os próximos dois anos,o desenvolvimento dos seguintes objetivos:

– Melhorar o conhecimento do fenómeno “alterações climáticas” a nível local e regional (Beira Baixa);

– Identificar as ações necessárias para a adaptação às alterações climáticas das populações e entidades;

– Promover a integração da adaptação às alterações climáticas no planeamento intermunicipal e municipal;

– Aumentar a capacidade de resposta e resiliência da CIMBB e municípios aos impactos das alterações climáticas;

– Criar uma cultura de cooperação na adaptação transversal aos vários setores e atores, reforçando a resiliência territorial.

O PIAAC-BB será elaborado com base nos instrumentos de referência para a adaptação às alterações climáticas a nível nacional com destaque para o Quadro Estratégico para a Política Climática (QEPiC), Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC 2020), Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC 2020/2030), Programa de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas (P-3AC), Programa AdaPT – Adaptar Portugal aos efeitos das Alterações Climáticas e projeto ClimAdaPT.Local – Adaptação a Nível Local.

Neste âmbito, foi concedida à CIMBB uma comparticipação financeira de, aproximadamente, 100 mil euros (correspondente a uma taxa de cofinanciamento de 75%) do Fundo de Coesão ao investimento para adaptação às alterações climáticas na região da Beira Baixa.

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa é constituída pelos municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

OE2021: Costa abre debate de terça-feira com viabilização da proposta só garantida na generalidade

O primeiro-ministro abre na terça-feira na Assembleia da República o debate da proposta de Orçamento do Estado para 2021, que só tem...

Escola Internacional de Línguas em Vila de Rei: consulte as turmas e horários

Encontram-se ainda a decorrer as inscrições para as aulas em Vila de Rei do Curso de Inglês para crianças, adolescentes e adultos,...

100 alunos de escolas da região gravam CD com o Coro Misto da Beira Interior

No âmbito da comemoração do 30º aniversário do Coro Misto da Beira Interior, cinco alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, com...

Grupo de Escoteiros de Penamacor oficialmente reativado

O Grupo de Escoteiros AEP 163 de Penamacor foi oficialmente reativado. A reativação foi assinalada com uma cerimónia de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: