13.9 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 27, 2020
No menu items!
Início Cultura Uma história… uma vida… mil palavras…um gesto…

Uma história… uma vida… mil palavras…um gesto…

A Convenção sobre os Direitos da Criança adotada há 30 anos, a 20 de novembro de 1989, desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento equitativo e justo, e assegura que todas as crianças tenham direito a crescer e desenvolver-se de forma plena.

Pretende-se que os alunos reconheçam que todas as crianças e jovens têm os mesmos direitos e tenham oportunidade de promover e defender os direitos de todas as crianças, agora e para as gerações futuras.

No ano letivo 2019/ 2020, as Bibliotecas Escolares (BE) do AE Afonso de Paiva desafiaram novamente os professores a desenvolverem projetos, atividades e trabalhos sobre os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS), aprovados na Cimeira das Nações Unidas em setembro de 2015.

A concretização desta ambiciosa agenda, que deverá ser implementada por todos os países nos próximos 15 anos, depende não apenas do compromisso dos governos, mas também do envolvimento dos cidadãos.

As crianças e os jovens são centrais neste apelo global de participação e a escola é essencial para dar a conhecer a nova agenda global, inspirar e incentivar à participação no desenvolvimento das comunidades.

A iniciativa “A Maior Lição do Mundo”, promovida pela UNICEF Portugal em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE) surge neste âmbito e visa contribuir para a reflexão e ação no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, juntando esforços a fim de envolver o maior número de crianças a viver em Portugal.

A importância dos direitos na criança na concretização dos ODS foi o elemento chave para a participação e envolvimento no projeto e nas múltiplas atividades, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento e envolvendo as disciplinas de Português, Estudo do Meio e Expressões (Música, Expressão Dramática, Artes Visuais e Dança) que foram promovidas numa sensibilização para a importância da Convenção sobre os Direitos da Criança, traduzidos na definição de um Trabalho de Projeto na Turma de 2º ano 6APda EB Afonso de Paiva, sob o mote “Histórias, vidas, gestos e palavras”.

Tendo emconta, a importância e o grande apreço que as crianças manifestam pelo imaginário infantil, o ponto de partida foram as histórias infantis, as quais espelham a vida de diferentes crianças e, no fundo, de tantas outras por esse mundo fora.

Assim e a partir de uma lista de magníficos títulos do universo da literatura infantil (atividade “Temas em Livros” das BE), selecionados pela Professora Bibliotecária Carla Manuela Nunes, os pequenos grandes alunos da Turma 6AP, orientados pela Professora Cláudia Correia, partiram do enfoque nas crianças, especificamente nos seus direitos, nas suas histórias de vida, nas crescentes desigualdades sociais, assim como englobaram questões centrais como a paz, a saúde, a segurança e as alterações climáticas num diálogo incessante, entre as palavras e os gestos, as imagens e as histórias, num rio de leitur@s que de uma forma também lúdica, promoveu o diálogo e a solidariedade entre os alunos, o debate e a discussão dos diferentes pontos de vista, das suas ideias e opiniões, traduzido nestes magníficos trabalhos que recebem agora o devido reconhecimento, sendo um dos 10 projetos selecionados para o Livro de 2020 dos Projetos “A Maior Lição do Mundo”, que a UNICEF Portugal destacou a nível nacional em 3 categorias (categoria 1- pré-escolar; categoria 2- 1º e 2º ciclos; categoria 3- 3º ciclo e secundário) pelo

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

ISEC cresce 16% em número de alunos e faz o pleno na Gestão Sustentável das Cidades

Com mais 51 estudantes do que em 2019 na 1ª fase, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra consolida-se como a...

Previsões Astrológicas de 28 de setembro a 4 de outubro de 2020

Carneiro 21/3 a 20/4 Carta Dominante: O Imperador: autoridade, poder. Amor: Irá sentir alguma desilusão. Estará muito só...

Santana Lopes assume que liderança do Aliança “não correu” bem

O presidente do Partido Aliança, Santana Lopes, assumiu hoje, em Torres Vedras, no congresso do partido, que a sua liderança "não correu...

Ródão Participa disponível a partir do Facebook do Município

A aplicação de gestão de participações Ródão Participa, criada pelo Município de Vila Velha de Ródão com o objetivo de promover a...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: