16.7 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Setembro 18, 2020
No menu items!
Início Nacional Mesa de Lemos, pela primeira vez, este ano estará aberto no mês...

Mesa de Lemos, pela primeira vez, este ano estará aberto no mês de agosto

Diogo Rocha convida os irmãos Geadas, do restaurante G, para o próximo jantar “Estava A Ver Que Nunca Mais Me Convidavas…” 

Numa viagem de Bragança a Viseu, o chef Óscar Geadas e o irmão António Gonçalves do restaurante “G”, com uma estrela Michelin, juntam-se ao chef Diogo Rocha para brilharem no segundo jantar “Estava a Ver que Nunca mais me Convidavas…”, dia 16 de julho, pelas 20h no restaurante Mesa de Lemos com vista para estas vinhas tão especiais no Dão onde os seus vinhos da Quinta de Lemos também serão estrelas da noite.

«Este novo ciclo de jantares permite-me convidar chefs cujo trabalho admiro, com quem me identifico e com os quais partilho as perspetivas na abordagem à gastronomia portuguesa, num momento diferente onde estreitamos os laços de amizade», refere Diogo Rocha, chef do restaurante Mesa de Lemos.

«Neste jantar vamos destacar os melhores produtos do Dão e Trás-os-Montes na nossa mesa e ainda teremos a presença de Miguel Gameiro, que regressa depois de ter inaugurado este evento gastronómico», reforça Diogo Rocha.

O convidado do terceiro jantar também já está confirmado – o Chef Tiago Bonito do Restaurante Largo do Paço da Casa da Calçada Relais & Châteaux, detentor de uma estrela Michelin, em Amarante, irá à Mesa de Lemos no mês de agosto.

Mesa de Lemos reabriu as portas no mês de junho, repleto de novidades – com esplanada, uma nova carta, novos eventos gastronómicos e, pela primeira vez, este ano estará aberto durante o mês de agosto no seu horário habitual.

Estes são, sem dúvida, bons argumentos para ir conhecer as inovações do chef Diogo Rocha e dos seus convidados.

Informações:

Jantar: Diogo Rocha convida os irmãos Óscar Geadas e António Gonçalves

Data: 16 de julho

Preço:100€ por pessoa

Reservas: E-mail | reservas@mesadelemos.com I 961158503

Sobre Óscar Geadas e António Gonçalves

O trabalho teve início em 2014, quando os irmãos Óscar e António Gonçalves assumiram a gestão da Pousada de Bragança e do Restaurante que designaram de “G”, em homenagem ao nome de família: Geadas.

Óscar, chef de cozinha, e António, gestor hoteleiro, decidiram que o caminho da distinção e da afirmação seria alcançado pela excelência: na confeção, na valorização dos produtos locais, na apresentação, no serviço, na relação qualidade-preço, no conforto do espaço, no atendimento de cada cliente.

Óscar Geadas, embora tenha iniciado o seu percurso académico na Engenharia Ambiental, acabou por render-se ao que lhe corria no sangue: o amor pela cozinha, herdado da sua mãe – Mestre cozinheira.

Forma-se então em gestão e produção de cozinha na Escola de Hotelaria de Lamego, fazendo temporadas de enriquecimento de conhecimentos em restaurantes como o Feitoria ou o Fortaleza do Guincho, ambos detentores de 1 estrela Michelin. Conhecido pela predileção, respeito e apelo à tradição popular, tem vindo a desenvolver um trabalho significativo na pesquisa, preservação e reinvenção da cozinha portuguesa.

A cozinha do Chef transporta para a subtileza dos sabores marcadamente transmontanos, evidenciando as raças autóctones da região, como o porco bísaro, a vitela mirandesa e a castanha.

Estação a estação, pelas mãos férteis do Chef e gestão do seu irmão António Gonçalves cultivam-se pratos que convertem uma refeição numa experiência diferenciada e inigualável.

Sobre o chef Diogo Rocha

Diogo Rocha começou a trabalhar na área da cozinha profissional cedo.

Estudou no Curso de Cozinha e Pastelaria de Coimbra, licenciou-se em Produção Alimentar e Restauração e tornou-se mestre em Sustentabilidade de Turismo na ESHT do Estoril, tendo-se especializado em produtos da Serra da Estrela. Passou por projetos como Encontrus (catering), restaurante Terreiro do Paço, Villa Joya e Valle Flor, como estagiário.

Em 2008, entrou para o Dão Sul, onde assume a chefia executiva de todo o grupo com três espaços de restauração: Quinta de Cabriz, Quinta do Encontro e Paço dos Cunhas de Santar.

Desde 2009 faz parte do corpo docente da Escola Superior de Turismo de Seia, onde leciona a cadeira de Gastronomia e Enologia.

Em julho de 2013, entra no universo do grupo de Celso de Lemos, vindo a abrir o Mesa de Lemos como Chef executivo em abril do ano seguinte.

A natureza e a preservação do estado mais puro dos produtos são as premissas que garantem a alta qualidade dos produtos, na linha daquilo em que o chef acredita.

Muitos dos ingredientes utilizados no restaurante Mesa de Lemos são produzidos na propriedade e todo o conceito apela à seleção de produtos de elevada qualidade. 

Em 2015, Diogo Rocha assumiu o papel de embaixador da marca de bacalhau Lugrade.

No final do mesmo ano lança um lote de bacalhau com uma cura superior a nove meses, proveniente da Islândia. 

Em Dezembro de 2016, publica o primeiro livro, “Hoje Diogo Rocha”, em que demonstra o carinho pela sua região e o amor que tem aos produtos portugueses.

Assumiu ainda a coragem de editar o livro em inglês – “Today Diogo Rocha”.

Este foi premiado com o primeiro “1º Prémio Fotografia” para livros sobre gastronomia no concurso organizado pela Portugal CookBook Fair.

A partir de 2017, é nomeado embaixador oficial de Viseu, pertencendo-lhe a promoção e apoio na área da gastronomia da cidade e região com presenças na FITUR, BTL e outros eventos, como o “Viseu Estrela a Mesa”, em que assume o papel de curador. 

Continua envolvido em diversos projetos na região do Dão e a nível nacional.

Em 2019, ganha a primeira Estrela Michelin para o restaurante Mesa de Lemos, na Quinta de Lemos, e publica o livro “Queijaria do Chef”, um guia sobre queijos portugueses.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

AECBP assinala Centenário com lançamento de livro

A Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), regendo-se pelas diretrizes lançadas pelo Governo Português, tomou a difícil decisão de adiar...

João Morgado lança novo romance em Sintra

João Morgado lança o romance “LIVRAI-ME DO MAL”, “Prémio Literário Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2019”, dia 25 de Setembro,...

SureScreen Diagnostics lança em Portugal teste rápido com 100% de sensibilidade para os anticorpos específicos da SARS-CoV-2

DISPONÍVEL NAS FARMÁCIAS  Uma das maiores empresas da área do diagnóstico, a britânica SureScreen Diagnostics, acaba de lançar...

Idanha-a-Nova retoma transporte regular de passageiros

Com o início do ano letivo 2020/2021, o Município de Idanha-a-Nova introduziu novos serviços de transporte regular de passageiros, articulados com a...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: