10.6 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Novembro 25, 2020
No menu items!
Início Regional Proprietários de terrenos em redor da aldeia da Mó assinam contrato com...

Proprietários de terrenos em redor da aldeia da Mó assinam contrato com o Município

PROENÇA-A-NOVA

Os proprietários que integram o projeto de reconversão de áreas florestais em áreas agrícolas na aldeia da Mó assinaram, no dia 4 de julho, o contrato com o Município de Proença-a-Nova, conforme instituído no Regulamento de Apoio à Reconversão de Áreas Florestais em Áreas Agrícolas nas Faixas de Gestão de Combustível em redor dos Aglomerados Populacionais.

Recorde-se que esta aldeia foi a primeira no concelho a aderir a este programa, com todos os proprietários de terrenos na faixa dos cem metros em redor da localidade a realizarem plantações de espécies agrícolas que foram oferecidas pela autarquia e que terão de manter pelos próximos cinco anos.

“Sendo esta a primeira aldeia do concelho a aderir a este processo, é para o presidente da Câmara Municipal motivo de satisfação, mas, mais do que isso, é abrir a condição para no terreno se verificar aquela que deve ser uma medida a ser seguida no sentido de rentabilizar a propriedade, ao mesmo tempo que se promove a gestão eficaz e segura da área de proteção do aglomerado populacional”, considera João Lobo, presidente da autarquia.

Esta medida inovadora de reconversão de áreas florestais em áreas agrícolas, lançada pelo Município, será replicada numa segunda aldeia da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira: os proprietários de terrenos na faixa dos cem metros em redor da aldeia de Fórneas já deram entrada com o processo nos serviços municipais e os próximos passos passam pela georreferenciação dos terrenos, mobilização dos mesmos nos casos em que seja necessário e plantação de novas espécies, seguindo o aconselhamento do Centro Ciência Viva da Floresta e do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora.

Qualquer localidade do concelho pode beneficiar dos mesmos apoios, devendo cumprir o estipulado em regulamento, disponível para consulta em http://www.cm-proencanova.pt.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Jantar solidário no melhor sítio do mundo: as nossas casas (take away)

Realiza-se na próxima quinta-feira, dia 26, a 11.ª edição do Jantar Solidário de recolha de donativos para o “Fundo Solidário NEXT”, o...

Covid-19: Setenta autocarros reforçam a partir de hoje transporte público na AML

Setenta autocarros começam a partir de hoje a reforçar o transporte público de passageiros feito pela CP, Fertagus e Metro Transportes do...

Transporte a Pedido ‘LINK’ liga diretamente Vila de Rei a Sertã, Sardoal, Abrantes, Ferreira do Zêzere e Tomar

O ‘LINK’ é o novo serviço de Transporte a Pedido da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que vai ter início no dia...

PIICIE do Município de Penamacor assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Parceria com o  Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches  “Quando perdemos o direito de ser diferentes, perdemos o...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: