19.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Setembro 25, 2020
No menu items!
Início Regional Proprietários de terrenos em redor da aldeia da Mó assinam contrato com...

Proprietários de terrenos em redor da aldeia da Mó assinam contrato com o Município

PROENÇA-A-NOVA

Os proprietários que integram o projeto de reconversão de áreas florestais em áreas agrícolas na aldeia da Mó assinaram, no dia 4 de julho, o contrato com o Município de Proença-a-Nova, conforme instituído no Regulamento de Apoio à Reconversão de Áreas Florestais em Áreas Agrícolas nas Faixas de Gestão de Combustível em redor dos Aglomerados Populacionais.

Recorde-se que esta aldeia foi a primeira no concelho a aderir a este programa, com todos os proprietários de terrenos na faixa dos cem metros em redor da localidade a realizarem plantações de espécies agrícolas que foram oferecidas pela autarquia e que terão de manter pelos próximos cinco anos.

“Sendo esta a primeira aldeia do concelho a aderir a este processo, é para o presidente da Câmara Municipal motivo de satisfação, mas, mais do que isso, é abrir a condição para no terreno se verificar aquela que deve ser uma medida a ser seguida no sentido de rentabilizar a propriedade, ao mesmo tempo que se promove a gestão eficaz e segura da área de proteção do aglomerado populacional”, considera João Lobo, presidente da autarquia.

Esta medida inovadora de reconversão de áreas florestais em áreas agrícolas, lançada pelo Município, será replicada numa segunda aldeia da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira: os proprietários de terrenos na faixa dos cem metros em redor da aldeia de Fórneas já deram entrada com o processo nos serviços municipais e os próximos passos passam pela georreferenciação dos terrenos, mobilização dos mesmos nos casos em que seja necessário e plantação de novas espécies, seguindo o aconselhamento do Centro Ciência Viva da Floresta e do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora.

Qualquer localidade do concelho pode beneficiar dos mesmos apoios, devendo cumprir o estipulado em regulamento, disponível para consulta em http://www.cm-proencanova.pt.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Candidato Presidencial Tiago Mayan visita Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra coordena um programa focado nos temas da Saúde, Empreendedorismo, Educação e Economia Tiago Mayan, candidato...

Partido Aliança realiza 2º Congresso este fim de semana em Torres Vedras

O Partido Aliança realiza o 2º Congresso Nacional, amanhã e domingo em Torres Vedras. Neste Congresso o Aliança vai...

Presidente do Fórum da Energia e Clima diz que coronavírus resulta de agressão à natureza

O presidente do Fórum da Energia e Clima considerou hoje que o coronavírus se junta às centenas de doenças novas que surgiram...

Zona histórica de Castelo Branco ganha estatuto de “zona de coexistência” na Semana Europeia da Mobilidade

Ruas encerradas ao trânsito, sinalética com regras especiais de mobilidade eatividades de motivação para o uso de bicicletas.

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: