No passado dia 9 de Julho, o Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO abriu o Ciclo de Webinares organizados pelo Turismo de Portugal e pelos Geoparques Portugueses, dedicado ao potencial turístico destes territórios classificados pela UNESCO.
Este 1º Webinar, com o tema “Os desafios dos Geoparques portugueses no mercado interior alargado (Portugal e Espanha), em contexto de pandemia”, decorreu à margem de um encontro luso-espanhol, em Termas de Monfortinho, que assinalou a reabertura da fronteira a 1 de Julho.
Este encontro, moderado pela Directora do Departamento de Dinamização da Oferta e dos Recursos do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e do Geopark Naturtejo, Armindo Jacinto, da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques e da representante da Comissão Nacional da UNESCO, Ana Sofia Lopes.
A secretária de Estado do Turismo, em visita ao território, reforçou a importância do selo “Clean& Safe” criado especialmente para os Geoparques, no reforço da confiança dos visitantes nestes territórios e a importância do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido entre o Turismo de Portugal e os Geoparques Portugueses, na estruturação da oferta turística em rede enquanto destinos de referência.
José Maria Barrera, do Geoparque Mundial UNESCO de Villuercas-Ibores-Jara e da Diputación de Cáceres(Extremadura, Espanha) salientou o trabalho em cooperação que é feito entre Portugal e Espanha nesta região e aprofundou os desafios e oportunidades destesgeoparques fronteiriços durante o actual período de pandemia.
A partir do Hotel Fonte Santa (Termas de Monfortinho) foi apresentado o território do Geopark Naturtejo e a sua experiência turística inovadora.
Foram ainda discutidas sinergias e parcerias, com a participação de Conceição Rocha, da Adega dos Apalaches (Oleiros) e Ricardo Martins, do Monsanto GeoHotel Escola (Monsanto, Idanha-a-Nova).
Estes webinares, que decorrerão em Julho e Setembro de 2020, destinam-se essencialmente a operadores turísticos, agentes de viagem, entidades governamentais ou associativas relacionadas com a área do Turismo, empresas do sector, agentes dos territórios, mas também a todos os interessados em Geoparques e contam com a participação vários especialistas nacionais e internacionais.
Este Ciclo de Webinares surge no âmbito de um grupo de trabalho do Turismo de Portugal que envolve os Geoparques Mundiais da UNESCO Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela (designado oficialmente desde a passada Sexta-feira dia 10 de Julho), assim como as respectivas Entidades Regionais de Turismo, com o objectivo de articular a promoção turística destes territórios.
Estão já agendados os próximos webinares para 15 de Julho (Património Geológico e Geoturismo), 27 de Julho (Geoparques e Desenvolvimento Sustentável), 9 de Setembro (A comunicação nos Geoparques) e 24 de Setembro (A marca UNESCO e a actividade turística).