Quinta-feira, Agosto 13, 2020
Início Internacional Docente da ESACB-IPCB publica artigo de destaque em Revista Internacional

Docente da ESACB-IPCB publica artigo de destaque em Revista Internacional

Maria Margarida Ribeiro, docente da Escola Superior Agrária do IPCB, membro da equipa do IPCB do Programa Integrado de IC&DT CULTIVAR e diretora do Laboratório de Genética Molecular do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, publicou um artigo de destaque na FORESTS, revista internacional com revisão por pares.

Com cerca de 600 visualizações acumuladas do sumário e uma média de 15 visualizações diárias, no mês seguinte à sua publicação, o artigo “Genetic Structure and Pod Morphology of Inga edulis Cultivated vs. Wild Populations from the Peruvian Amazon”, resultou de uma colaboração com a Universidade Checa de Ciências da Vida, estabelecida durante uma missão de mobilidade Erasmus.

O artigo permitiu comparar a diversidade e estrutura genética das populações selvagens com as cultivadas, da espécie Inga edulis da Amazónia peruana, e verificar a diminuição da riqueza alélica nas populações cultivadas.

Maria Margarida Ribeiro

A investigação permitiu, também, destacar a importância da proteção da biodiversidade da floresta da Amazónia peruana e a preservação dos recursos genéticos desta espécie durante a sua domesticação.

A espécie Inga edulisInga deriva do nome popular indígena “ingá” e edulis vem do latim e significa comestível – pertence à família das Leguminosas e encontra-se na região tropical da América do Sul e Central, em particular na Amazónia.

É utilizada para alimentação desde a época pré-Colombiana, o arilo que envolve a semente é comestível, para sombreamento de culturas como o café, o cacau e o chá, na apicultura, e na medicina popular.

É uma espécie de eleição nos sistemas agroflorestais e enriquece os solos com azoto devido à simbiose com uma bactéria do solo.

As vagens das plantas cultivadas chegam a atingir mais de dois metros de comprimento.

A revista internacional FORESTS é de acesso aberto e aborda temas ligados à silvicultura e ecologia florestal.

De periodicidade mensal, é publicada online pelo MDPI – Publisher of Open Access Journals.