24.4 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 21, 2020
No menu items!
Início Nacional AEBB aderiu ao Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na...

AEBB aderiu ao Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro

A AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa é uma das entidades signatárias do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, documento assinado entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e 84 entidades públicas e privadas.

Neste acordo a AEBB compromete-se a:

– promover a translação de conhecimento para as empresas através da realização de seminários/workshops;

promover processos coletivos de capacitação, demonstração e sensibilização de práticas de economia circular através da divulgação de ações de capacitação, demonstração e sensibilização de práticas de economia circular, promovidas por terceiros;

promover projetos de maior simbiose entre a economia circular e a valorização de recursos endógenos e de culturas locais.

Os compromissos assumidos pelas entidades signatárias do Pacto Institucional, disponíveis em http://agendacircular.ccdrc.pt, assentam num conjunto de medidas de cariz transformador, cujo objetivo fundamental é a aceleração da região para uma economia de base circular.

São cerca de 230 ações com estratégias assentes no combate ao desperdício, circuitos curtos, compras circulares, novos modelos de negócio e desmaterialização, eco-design e eco-concepção, extensão do ciclo de vida, valorização dos subprodutos e resíduos, simbioses industriais, tecnologias digitais ao serviço da economia circular ou uso eficiente dos recursos.

Entre as áreas temáticas sobre as quais incidem a maioria das propostas destacam-se a alimentação e o consumo sustentável, a bioeconomia circular, águas, materiais e energia, plásticos e lixo marinho, construção, floresta, têxteis, resíduos e mobilidade sustentável.

As propostas incluídas no Pacto serão monitorizadas por cada entidade, reportando à CCDRC, semestralmente, o ponto de situação das ações a concretizar até junho de 2021.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Museu Nacional Ferroviário nomeado para o Prémio Nacional de Turismo

O Museu Nacional Ferroviário foi nomeado para participação no Prémio Nacional de Turismo 2020 por membros do respetivo Comité de avaliação.

Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento promove Social IN Summit

Será já nos próximos dias 29 e 30 de setembro que arranca mais uma edição da “Feira Social IN” – Feira de...

Termas Centro Classic Cars deu as boas vindas ao outono

Dezenas de carros clássicos e desportivos, de Portugal e Espanha, passaram três dias relaxantes a descobrir as termas da região Centro.

LIVRE: Defender a Democracia é defender a paz

Todos os anos, no dia 21 de setembro, celebra-se o Dia Internacional da Paz, afirmando a necessidade da humanidade fazer tudo o que...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: