10.6 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Novembro 25, 2020
No menu items!
Início Nacional Piaget abre vagas para concurso especial de acesso ao ensino superior

Piaget abre vagas para concurso especial de acesso ao ensino superior

Alunos do ensino profissional e artístico dispõem, a partir do próximo ano letivo, de uma nova via de ingresso no ensino superior

O Instituto Piaget abriu vagas específicas em todas as licenciaturas dos seus vários polos universitários, de norte a sul do país, para o concurso especial de acesso ao ensino superior destinado aos estudantes que concluíram o ensino secundário através da via profissionalizante ou de um curso artístico especializado.

As condições de acesso a este concurso especial foram recentemente aprovadas pelo Governo que pretende por esta via alargar a base social de ingresso no ensino superior, valorizando a especificidade e identidade do ensino profissional.

O propósito é garantir igualdade de oportunidades entre os candidatos ao ensino superior, uma vez que até agora os estudantes oriundos das vias profissionalizantes estavam sujeitos à realização dos exames nacionais que avaliam matérias que não integram os currículos dos seus cursos.

Os candidatos que se inscreverem no novo concurso estarão sujeitos a uma prova de acesso que avaliará os conhecimentos e competências consideradas indispensáveis para ingressar na licenciatura a que se candidatam.

“Este concurso especial permitirá que o sistema de acesso ao ensino superior se adapte à diversidade de trajetórias dos estudantes provenientes do ensino secundário, sendo, por isso, um importante passo em frente na convergência com o sistema educativo europeu”, afirma Rui Tomás, secretário-geral do Instituto Piaget.

Estudante

E o responsável académico acrescenta: “Acabar com a desigualdade entre os estudantes que concluem o nível secundário na via científico-humanística e nas vias profissionalizantes contribuirá certamente para aumentar a qualificação dos nossos jovens, tão importante na atual sociedade do conhecimento”.

Com a criação do novo concurso especial e abertura destas vagas, estima-se que a percentagem de estudantes do ensino profissional que prosseguirão estudos no ensino superior possa atingir os 40%, mais do que duplicando o número atual.

No caso do Instituto Piaget, os candidatos elegíveis para o novo concurso têm à sua escolha as licenciaturas de Acupunctura (lecionada no campus de Vila Nova de Gaia); Educação Básica; Educação Física e Desporto; Educação Social (estas três últimas lecionadas em Almada); Enfermagem (lecionada nos polos de Silves, V. N. Gaia e Viseu); Engenharia Informática (no campus de Almada); Fisioterapia (nos campi de Silves, V. N. Gaia e Viseu); Gestão (em Almada); Osteopatia (em Silves e V. N. Gaia); e Psicologia (lecionada nos polos de Almada e Viseu).

A primeira fase das inscrições decorre até 16 de julho, estando a realização das provas de acesso marcadas para 20 a 31 de julho, com afixação dos resultados a 7 de agosto.

A segunda fase de inscrições prolonga-se entre 17 de julho e 17 de setembro, sendo as provas realizadas entre 21 e 25 de setembro.

Fotos: créditos Depositphotos.com

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Jantar solidário no melhor sítio do mundo: as nossas casas (take away)

Realiza-se na próxima quinta-feira, dia 26, a 11.ª edição do Jantar Solidário de recolha de donativos para o “Fundo Solidário NEXT”, o...

Covid-19: Setenta autocarros reforçam a partir de hoje transporte público na AML

Setenta autocarros começam a partir de hoje a reforçar o transporte público de passageiros feito pela CP, Fertagus e Metro Transportes do...

Transporte a Pedido ‘LINK’ liga diretamente Vila de Rei a Sertã, Sardoal, Abrantes, Ferreira do Zêzere e Tomar

O ‘LINK’ é o novo serviço de Transporte a Pedido da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que vai ter início no dia...

PIICIE do Município de Penamacor assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Parceria com o  Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches  “Quando perdemos o direito de ser diferentes, perdemos o...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: