18.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 23, 2020
No menu items!
Início Cultura A Religião e identidade são o tema central da 3ª sessão de...

A Religião e identidade são o tema central da 3ª sessão de debates das Jornadas Culturais em Proença-a-Nova

FALAMOS DE CRENÇAS, TRADIÇÕES, IDENTIDADES

A 3ª sessão de debates das Jornadas Culturais | “Festas Velhas? Novos Tempos? irá abordar o tema “Velhas tradições numa nova normalidade”, estando agendada para o próximo 18 de julho pelas 15h00, no Centro Ciência Viva da Floresta em Proença-a-Nova, a sessão será transmitida também em direto pelos canais digitais do Município.

Nesta sessão, a conversa incidirá sobre manifestações religiosas e os vários aspetos multidisciplinares que as envolvem, debruçando-nos em particular sobre a sua influência e impacto nas comunidades locais e nas mais valias deste tipo de celebrações e de que maneira as mesmas se podem adaptar ao contexto atual em que vivemos.

Para o efeito, e de forma a abordar o tema, estarão presentes como oradores convidados Joana Terra da Motta e Maria João Barbosa, Sociólogas, António Manuel Silva, Professor e Investigador, e Mário Correia, Investigador e diretor do centro de música tradicional “Sons da Terra”.

A sessão contará com presença do presidente da Câmara João Manuel Lobo, e ainda com a presença de Hélder Ferreira, presidente da Progestur, que fará a moderação desta sessão.    

Tendo como principal objetivo a divulgação e valorização do património cultural de Portugal, estas Jornadas Culturais proporcionam um amplo debate e a reflexão sobre a importância cultural, identitária e socioeconómica de tradições portuguesas na comunidade de hoje, utilizando uma abordagem de carácter multidisciplinar.

Jornadas Culturais | “Festas Velhas? Novos Tempos? é uma iniciativa da Progestur em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Universidade Lusófona, Museu Nacional de Arqueologia e do Centro de Música Tradicional Sons da Terra e das Câmaras Municipais envolvidas neste projeto (Miranda do Douro, Mogadouro e Proença-a-Nova).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Plano 2020/30: Partidos pedem garantias, do SNS à aposta na ferrovia

Os partidos exigiram hoje ao Governo garantias sobre mais investimento público na saúde, na ferrovia e na soberania alimentar, com o PSD...

Idanha-a-Nova: Mulher detida por cultivo de canábis

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial da Zebreira deteve ontem, dia 22 de Setembro, uma mulher, de 47...

Covid-19: Museus e monumentos perderam 70% dos visitantes no 1.º semestre do ano

Os museus, monumentos e palácios nacionais registaram uma quebra de cerca de 70% de visitantes no primeiro semestre de 2020, comparando com...

Covid-19: Utilização de testes rápidos definida no final da semana assegura ministra

A utilização de testes rápidos de detenção de covid-19 será definida no final da semana por um conjunto de peritos, disse hoje...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: