Em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia
- A 3ª edição do Programa Promove do BPI e da Fundação ”la Caixa” visa apoiar projetos inovadores e estratégicos, ideias inovadoras de estudantes de instituições de ciência e ensino superior e projetos de I&D mobilizadores, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das regiões do interior de Portugal.
- A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) associa-se ao BPI e à Fundação ”la Caixa” na edição de 2020 do programa Promove no apoio a projetos de I&D mobilizadores, com um orçamento conjunto de até 2,4 milhões de euros.
O BPI e a Fundação ”la Caixa” lançam a 3.ª edição do Programa Promove, que visa apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior de Portugal e que sejam replicáveis para outras regiões com características semelhantes.
Para a edição de 2020, além do concurso destinado a projetos-piloto inovadores e do concurso de ideias destinado a estudantes de instituições de ciência e ensino superior, foi aberta uma nova linha de apoio a projetos de I&D mobilizadores, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que visa a promoção da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação até à prova de conceito, em domínios estratégicos para o desenvolvimento sustentável.
A FCT compromete-se a igualar o valor dos recursos que a Fundação ”la Caixa” venha a alocar à edição de 2020, com um orçamento conjunto de até 2,4 milhões de euros.
Os prazos para a apresentação de candidaturas são os seguintes:
- Projetos-piloto inovadores: 27 de setembro de 2020
- Concurso de ideias: 18 de outubro de 2020
- Projetos de I&D mobilizadores: 4 de outubro de 2020
O Programa Promove está aberto a entidades que pretendam desenvolver projetos localizados nos Municípios das NUTS III Alto Tâmega e Terras de Trás-os-Montes, e ainda os municípios de Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa da NUTS III Douro; nos Municípios das NUTS III Beiras e Serra da Estrela, e Beira Baixa; e nos Municípios das NUTS III Alto Alentejo e Baixo Alentejo, e ainda os municípios de Alandroal, Borba, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Vila Viçosa da NUTS III Alentejo Central.
O Programa Promove, lançado pela Fundação ”la Caixa” e pelo BPI em 2018, já premiou,nas edições de 2018 e 2019, 13 projetos-piloto inovadores e 7 ideias de estudantes de instituições de ciência e ensino superior localizadas nas áreas abrangidas, com um investimento total de cerca de 1,4 milhões de euros.
Implantação em Portugal
Recorde-se que a Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no CaixaBank.
Em 2019, destinou 20 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.
A Fundação ”la Caixa” mantém o seu compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, quando todos os seus programas estiverem implementados e a funcionar em pleno.