21.1 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 27, 2020
No menu items!
Início Nacional Associação Portuguesa de Enoturismo disponibiliza a apresentação online

Associação Portuguesa de Enoturismo disponibiliza a apresentação online

APENO

Na passada quinta-feira, dia 9 de julho, foi apresentada a primeira associação dedicada exclusivamente ao enoturismo, a APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo, que nasceu em fevereiro de 2020 pelas mãos de Maria João de Almeida, wine writer e consultora de vinhos, e de uma equipa multidisciplinar especializada que se propõe a criar oficialmente o setor e a defender os interesses dos enoturismos nacionais.

Na sessão de apresentação online, que agora pode agora ver ou rever em – https://enoturismodeportugal.pt/lancamento/ estiveram presentes Nuno Russo (secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural), Lídia Monteiro (diretora Coordenadora do Turismo de Portugal), Bernardo Gouvêa (presidente do IVV) e Frederico Falcão (presidente da ViniPortugal).

Segundo Maria João de Almeida, presidente da APENO, a estratégia da associação passa por dar expressão ao Enoturismo em Portugal, afirmando-o como um setor de relevo na economia portuguesa, fomentando a sua internacionalização.

«Com esta associação queremos organizar e construir um setor, regulamentar a atividade e orientar quem se quer dedicar a esta área, porque, na verdade, o setor não está formalizado, nem em Portugal nem lá fora. Por essa razão encaro este cargo de presidente da APENO com um forte sentido de missão, sinto que podemos fazer um trabalho que inspire outros países a fazer o mesmo».

Durante a sessão, Maria João de Almeida teve a oportunidade de apontar algumas das lacunas existentes no sector do enoturismo, como «a inexistência de uma CAE específica para as empresas do sector ou de um código de IRS, assim como a falta de benefícios fiscais ao investimento no enoturismo ou linhas de apoio diretamente criadas para empresas de enoturismo», entre outros pontos onde ainda se inclui o código laboral.

Para a equipa da APENO, o importante agora é «começar a trabalharunir esforços e fazer parcerias nacionais e internacionais, em prol do enoturismo».  

Além disso, foram já anunciadas algumas atividades até ao final do ano, como a realização de wine talks, um gabinete de serviços que apoia projetos de Enoturismo (nas áreas financeira, legal, Tecnológica, marketing e comunicação), assim como uma bolsa de emprego que apoiará as empresas na área de recursos humanos específicos para esta área, e ainda um clube do enoturista que organizará atividades dedicadas aos apreciadores de vinho. 

Para mais informações ou para inscrição na APENO, basta consultar o site www.enoturismodeportugal.pt ou enviar um e-mail para info@enoturismodeportugal.pt.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

EM TRÂNSITO – artes performativas para novos públicos Y A CAMINHO DO Y

O EM TRÂNSITO é um novo espaço de programação que concilia espetáculos referenciais da criação contemporânea com a formação de novos públicos,...

Covid-19: Restaurantes pedem às 308 autarquias autorização para esplanadas cobertas no inverno através da PRO.VAR

A Associação Nacional de Restaurantes PRO.VAR enviou hoje um pedido urgente a todas as câmaras municipais para que autorizem a utilização de...

Covid-19: PCP alega que há tentativa de regredir décadas em direitos com “novo normal”

O secretário-geral do PCP alegou hoje que a pandemia de covid-19 está a ser utilizada como pretexto para se tentar fazer regredir...

Ministra da Coesão Territorial reafirma IC31 em Idanha-a-Nova

II Jornadas do Interior A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, reiterou esta sexta-feira, 25 de setembro, em...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: