24.4 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 28, 2020
No menu items!
Início Nacional Projecto “SOMOS” vence Bootcamp organizado por i9social em parceria com IES-SBS

Projecto “SOMOS” vence Bootcamp organizado por i9social em parceria com IES-SBS

Terminou, na última quarta feira, dia 15 de julho, o Bootcamp online de empreendedorismo social, organizado por i9social, incubadora de inovação social sediada no edifício do Instituto Pedro Nunes em Coimbra.

A animação do evento esteve a cargo do IES-Social Business School, parceiro de capacitação i9social.

Tratou-se do primeiro Bootcamp realizado em língua portuguesa no formato totalmente online que contou com a participação de 22 empreendedores sociais e outros agentes de inovação social oriundos maioritariamente da região Centro de Portugal, mas que acolheu também
participantes de Lisboa e Açores.

O júri do evento, composto por representantes da Portugal Inovação
Social (Dra. Alexandra Neves), Universidade de Coimbra (Prof. Clara
Santos) e Instituto Pedro Nunes (Eng. Luís Andrade), seleccionou o
projecto “SOMOS” como vencedor do Bootcamp, tendo atribuído
menções honrosas a mais duas iniciativas: “Impulsionare” e “Arraial
de Saberes”.

Anabela Rodrigues, Técnica do Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social da Câmara Municipal de Penacova, integrou o grupo do projecto vencedor e descreve-o como sendo «uma solução inovadora e sustentável para o problema social da ausência de ligação à comunidade em que a maioria das populações vive».

Segundo esta técnica municipal, é necessário combater o “anonimato” em que grande parte das populações vive, sem contacto ou envolvimento com a comunidade local, os seus agentes, os seus talentos, competências e produtos endógenos.

Como território de intervenção, o SOMOS «actuará ao nível das freguesias, estando previsto que o piloto do projecto decorra numa freguesia do município de Penacova», referiu Anabela Rodrigues.

A iniciativa estará acessível aos “fregueses” a partir de uma “montra digital” onde estarão expostos os talentos e principais produtos/serviços disponíveis na freguesia.

Os membros do grupo SOMOS acreditam que esta solução permitirá criar um maior sentimento de pertença ao território (freguesia) nos seus residentes, contribuindo para a fixação das populações e o seu desenvolvimento sócio-económico.

Segundo Florindo Ramos, Director Executivo i9social, o Bootcamp online correspondeu totalmente às expectativas, sendo sua convicção que algumas das iniciativas de inovação social esboçadas no evento serão concretizadas já a curto prazo com o apoio da incubadora de inovação social sediada em Coimbra.

Florindo Ramos sublinhou a importância e “privilégio” dos projectos terem efectuado os seus pitch perante um júri tão qualificado em termos de inovação social, incluindo a representante para a região Centro da Portugal Inovação Social, principal mecanismo de financiamento de iniciativas de inovação social em Portugal.

O próximo Bootcamp será realizado depois do habitual período de férias de verão, sendo direccionado exclusivamente para os 19 municípios da região de Coimbra que serão convidados a inscrever os seus/suas técnicos/as e empreendedores/as sociais locais.

i9social é uma iniciativa cofinanciada pela Portugal Inovação Social, tendo como investidora social a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Leiria: Entrega do galardão Empresa Gazela 2019 no dia 2 de outubro

Dado o atual contexto de pandemia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) não realizará este ano, como habitualmente,...

Museu do Fundão premiado pelo Ibermuseus

O “Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, do Fundão foi a único museu português a ser distinguido na  11ª edição do Prémio Ibermuseus de Educação pelo...

Ministros presentes em Cernache do Bonjardim na apresentação da missão dos Guardas Florestais

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, estiveram presentes, no passado dia 25...

Assembleia Municipal de Vila de Rei aprova reduzida carga fiscal para 2021

A Assembleia Municipal de Vila de Rei, sob proposta do Executivo Municipal, aprovou, na sua reunião ordinária de 24 de setembro, os...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: