5.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 19, 2021
No menu items!
Início Nacional Projecto “SOMOS” vence Bootcamp organizado por i9social em parceria com IES-SBS

Projecto “SOMOS” vence Bootcamp organizado por i9social em parceria com IES-SBS

Terminou, na última quarta feira, dia 15 de julho, o Bootcamp online de empreendedorismo social, organizado por i9social, incubadora de inovação social sediada no edifício do Instituto Pedro Nunes em Coimbra.

A animação do evento esteve a cargo do IES-Social Business School, parceiro de capacitação i9social.

Tratou-se do primeiro Bootcamp realizado em língua portuguesa no formato totalmente online que contou com a participação de 22 empreendedores sociais e outros agentes de inovação social oriundos maioritariamente da região Centro de Portugal, mas que acolheu também
participantes de Lisboa e Açores.

O júri do evento, composto por representantes da Portugal Inovação
Social (Dra. Alexandra Neves), Universidade de Coimbra (Prof. Clara
Santos) e Instituto Pedro Nunes (Eng. Luís Andrade), seleccionou o
projecto “SOMOS” como vencedor do Bootcamp, tendo atribuído
menções honrosas a mais duas iniciativas: “Impulsionare” e “Arraial
de Saberes”.

Anabela Rodrigues, Técnica do Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social da Câmara Municipal de Penacova, integrou o grupo do projecto vencedor e descreve-o como sendo «uma solução inovadora e sustentável para o problema social da ausência de ligação à comunidade em que a maioria das populações vive».

Segundo esta técnica municipal, é necessário combater o “anonimato” em que grande parte das populações vive, sem contacto ou envolvimento com a comunidade local, os seus agentes, os seus talentos, competências e produtos endógenos.

Como território de intervenção, o SOMOS «actuará ao nível das freguesias, estando previsto que o piloto do projecto decorra numa freguesia do município de Penacova», referiu Anabela Rodrigues.

A iniciativa estará acessível aos “fregueses” a partir de uma “montra digital” onde estarão expostos os talentos e principais produtos/serviços disponíveis na freguesia.

Os membros do grupo SOMOS acreditam que esta solução permitirá criar um maior sentimento de pertença ao território (freguesia) nos seus residentes, contribuindo para a fixação das populações e o seu desenvolvimento sócio-económico.

Segundo Florindo Ramos, Director Executivo i9social, o Bootcamp online correspondeu totalmente às expectativas, sendo sua convicção que algumas das iniciativas de inovação social esboçadas no evento serão concretizadas já a curto prazo com o apoio da incubadora de inovação social sediada em Coimbra.

Florindo Ramos sublinhou a importância e “privilégio” dos projectos terem efectuado os seus pitch perante um júri tão qualificado em termos de inovação social, incluindo a representante para a região Centro da Portugal Inovação Social, principal mecanismo de financiamento de iniciativas de inovação social em Portugal.

O próximo Bootcamp será realizado depois do habitual período de férias de verão, sendo direccionado exclusivamente para os 19 municípios da região de Coimbra que serão convidados a inscrever os seus/suas técnicos/as e empreendedores/as sociais locais.

i9social é uma iniciativa cofinanciada pela Portugal Inovação Social, tendo como investidora social a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: