23.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Agosto 5, 2020
No menu items!
Início Nacional Politécnico de Castelo Branco parceiro no Projeto UPskill - Desafio para...

Politécnico de Castelo Branco parceiro no Projeto UPskill – Desafio para quem tem a ambição de lutar por um futuro melhor

O Presidente do IPCB, António Fernandes, foi um dos signatários do acordo de cooperação assinado no âmbito do Projeto UPskill – Digital Skills& Jobs (https://upskill.pt/), relativo a uma parceria entre a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

Efetuada numa plataforma online acessível através do telemóvel, a assinatura do acordo entre as entidades ocorreu no dia 17 de julho, no Teatro Thália, em Lisboa, com presença de vários elementos do governo, incluindo o Ministro do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O acordo estabelece os termos-base do apoio técnico-financeiro a conceder com vista ao desenvolvimento de ações de formação profissional na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação e Eletrónica (TICE), juntamente com os politécnicos da Guarda, Porto e Setúbal, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e as entidades parceiras do projeto, APDC, IEFP, CCISP e Altran.

António Fernandes sublinha que o setor das TIC tem assumido um papel central no desenvolvimento das sociedades, com a transformação digital a marcar a agenda de vários setores da economia.

A presença do IPCB neste projeto é um sinal claro da aposta que fizemos nesta área com um corpo docente altamente qualificado e resultados visíveis.

A sessão incluiu a apresentação de testemunhos de jovens que aceitaram o desafio de requalificar as suas competências e exercem hoje funções na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), assim como uma mesa redonda com 3 empresas fundadoras deste projeto, a Altran, a Axians e a Outsystems, que têm escritórios no distrito de Castelo Branco e são parcerias do IPCB desde a sua implantação na região.

O UPskill é um projeto de âmbito nacional que tem como objetivo requalificar profissionais que pretendam obter qualificações na área das tecnologias digitais, de modo a que, após o adequado período formativo, possam ser integrados nas empresas que tenham necessidades de quadros nas áreas da programação.

A iniciativa junta instituições de ensino superior, onde se inclui o Politécnico de Castelo Branco, que desempenham o papel de entidades formadoras, empresas aderentes à iniciativa, como fornecedoras de emprego nestas áreas de atividade, e o Estado, que assume o papel de principal financiador do projeto.

Destinados prioritariamente a pessoas desempregadas, com o ensino secundário ou o ensino superior,os cursos têm uma duração estimada de 9 meses (6 meses em ambiente letivo e 3 meses de estágio), com forte possibilidade de entrada subsequente nos quadros das empresas aderentes.

A bolsa de formação é equivalente ao salário mínimo nacional e a integração na empresa é feita com base no salário praticado para o mesmo tipo de profissionais.

O projeto tem 13 empresas fundadoras, às quais já se juntaram mais quatro, e está aberto a qualquer empresa que necessite de profissionais nas áreas digitais.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Festival das Artes da Beira Baixa anima noites de sábado em Proença-a-Nova

O Festival das Artes da Beira Baixa vai animar as próximas três noites de sábado em vários pontos do concelho, trazendo também...

Docentes do IPCB publicam EBOOK internacional

Os docentes da Escola Superior de Educação do IPCB Samuel Honório, Marco Batista e Helena Mesquita, em conjunto com Jaime Ribeiro, docente...

Município de Vila Velha de Ródão obtém selo “Safe & Clean”

O Município de Vila Velha de Ródão encontra-se empenhado no cumprimento das normas e recomendações emitidas pela Direção Geral da Saúde e...

Vila Nova da Barquinha recebe circuito pedestre «Fauna, flora e história local»

29 agosto 09h | Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha Passeio com apontamentos sobre as...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: