19 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 26, 2023
No menu items!
InícioOpiniãoPonto de Vista... por António Justo

Ponto de Vista… por António Justo

Parlamento da UE Transformado em circo itinerante?

110 milhões de euros mensais “para o gato”

O Parlamento Europeu reúne-se regularmente em Bruxelas, mas por interesses políticos franceses, todos os meses se reúne durante quatro dias em Estrasburgo (a 400 Kms de Bruxelas).

António Justo

O Tribunal de Contas Europeu refere que tal luxo de deslocação custa à União Europeia 110 milhões de euros por mês. Nessa deslocação mensal estão envolvidas 4.500 pessoas (705 deputados acompanhados dos seus assistentes, pessoal dos grupos políticos e outros empregados). Além dos gastos mensais de 110 milhões há que ter em conta o impacto de clima e do ambiente. 

A imprensa alemã relata, criticamente, que, apesar da pandemia, o parlamento se reunirá lá em setembro para votar o orçamento de 2021-2027 e o Fundo de Reconstrução.

Nessa sessão parlamentar, naturalmente, (para não dizer cinicamente!) os deputados queixar-se-ão da insuficiência orçamental para a proteção do clima e do ambiente.

Os interesses franceses persistem no direito da reunião mensal por 4 dias em território francês, argumentando que a sede do parlamento, de acordo com os tratados, é Estrasburgo.

Por outro lado, ao centralizarem-se todos os serviços da União Europeia na Bélgica, está um só país da União Europeia a ser beneficiado económica e socialmente!

Os interesses legitimam tudo, mesmo que a razão tenha de passar a nadar em águas geladas!

*António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6026 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: