23.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Agosto 5, 2020
No menu items!
Início Desporto PT 281+ terminou em Proença-a-Nova

PT 281+ terminou em Proença-a-Nova

Primeira ultramaratona no mundo pós pandemia

A sexta edição da PT281+ contou com cerca de 110 participantes, de 12 países e três continentes, na sua maioria a solo – cerca de 80, dos quais 47 conseguiram percorrer os 281 quilómetros entre Belmonte e Proença-a-Nova.

A partida aconteceu na quinta-feira, dia 23 de julho, às 18 horas, no castelo de Belmonte e a chegada no dia 26 de julho, no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova.

Vítor Rodrigues foi o vencedor masculino da 6ª edição da Portugal 281 Ultramarathon, tendo completado a prova em 39 horas e cinco minutos. Patrycja Bereznowska foi a primeira mulher a chegar à meta, completando a prova em 41 horas e nove minutos.

Eduardo Lourenço, com raízes nos Carregais e Sérgio Catarino, nascido em Proença-a-Nova, foram os únicos proencenses a participar nesta ultramaratona, completando o percurso em 59 horas e 43 minutos e 62 horas e 20 minutos, respetivamente.

Pelo percurso, dividido entre floresta e asfalto, os ultramaratonistas passaram por Penamacor, Monsanto, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, num total de 60 horas de tempo limite para completar a prova.

Paulo Garcia, organizador da prova, faz um balanço muito positivo desta edição “especial”, pois foi a primeira ultramaratona a acontecer no mundo após a pandemia e requereu algumas adaptações, mas apesar disso “nunca tivemos tantas participações como este ano. Sinto que as pessoas gostaram de participar, das paisagens e de toda a gente que as acolheu e isso deixa-me com uma sensação de dever cumprido”, afirma Paulo Garcia, revelando que “neste momento estamos a trabalhar noutros eventos mais pequenos sempre com o foco na organização de maratonas em contexto turístico. Acredito que temos agora uma oportunidade única para potenciar Proença-a-Nova e a Beira Baixa”, conclui o organizador.

*Eduardo Lourenço

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Festival das Artes da Beira Baixa anima noites de sábado em Proença-a-Nova

O Festival das Artes da Beira Baixa vai animar as próximas três noites de sábado em vários pontos do concelho, trazendo também...

Docentes do IPCB publicam EBOOK internacional

Os docentes da Escola Superior de Educação do IPCB Samuel Honório, Marco Batista e Helena Mesquita, em conjunto com Jaime Ribeiro, docente...

Município de Vila Velha de Ródão obtém selo “Safe & Clean”

O Município de Vila Velha de Ródão encontra-se empenhado no cumprimento das normas e recomendações emitidas pela Direção Geral da Saúde e...

Vila Nova da Barquinha recebe circuito pedestre «Fauna, flora e história local»

29 agosto 09h | Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha Passeio com apontamentos sobre as...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: