21.7 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 26, 2020
No menu items!
Início Regional Idanha promove Hortas Pedagógicas para os mais novos

Idanha promove Hortas Pedagógicas para os mais novos

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova deu início ao projeto Hortas Pedagógicas nos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) do concelho, durante a interrupção letiva deste verão.

A atividade consiste na implementação de superfícies destinadas a hortas escolares, criando laboratórios vivos de aprendizagens relacionados com o empreendedorismo rural, com a agricultura e com a produção de alimentos.

“As aprendizagens a desenvolver, que têm uma forte componente prática, estão ligadas às temáticasinerentes ao ambiente,ao respeito pela biodiversidade e à promoção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis”, refere Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

O autarca considera que “na qualidade de membro da Rede Internacional de Bio-Regiões, o concelho de Idanha-a-Nova tem, simultaneamente, a responsabilidade e o potencial para se assumir como uma referência na produção alimentar sustentável e de qualidade”.

E para Armindo Jacinto tudo começa na infância: “Por isso, para fruição das crianças do Agrupamento de Escolasde Idanha-a-Nova criámos as Hortas Pedagógicas, onde as crianças podem aprender a cultivar e cuidar de uma horta, em contacto com a natureza, assim comoadquirir bases para uma alimentação saudável”.

As Hortas Pedagógicas têm os seguintes objetivos: promover o empreendedorismo de base rural; potenciar o gosto pela agricultura e pelo meio rural; e desenvolver atividades no âmbito da produção de alimentos aliada a escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis.

Ainiciativa já está a ser desenvolvida nos Centros de Atividades de Tempos Livres de Ladoeiro, Monsanto, Penha Garcia, Rosmaninhal e Termas de Monfortinho.

É o mais recente projeto municipaldedicado à produção alimentar sustentável, alinhado com outros projetos em Idanha-a-Nova que visam elevar os níveis de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade no Mundo Rural.

As “Hortas Pedagógicas – FoodLabKids” são uma atividade organizada pelo Município de Idanha-a-Nova, em parceria com o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, e integra o Plano Integrado e Inovador de Combate Contra o Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e UE – Fundo Social Europeu.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Crianças imigrantes em Portugal têm risco acrescido de problemas de saúde mental conclui estudo

As crianças imigrantes de primeira geração têm um risco acrescido de problemas emocionais e comportamentais e são mais vulneráveis a perturbações de...

Intervenção terapêutica em tempos de pandemia

Jardins Sensoriais da ZenSenses com financiamento a decorrer para IPSS Encontram-se a decorrer até dia 30 de Setembro...

Covid-19: Rússia diz que também foi alvo de ataques informáticos por causa da vacina

O diretor do Centro de Investigação Gamaleya, Alexander Ginzburg, informou hoje que os computadores da instituição que trabalha na primeira vacina russa...

Festival Soam as Guitarras arranca hoje e decorre até abril de 2021 em várias cidades

A 4.ª edição do festival Soam as Guitarras, inicialmente prevista para março e abril deste ano, inicia-se hoje em Setúbal e, até...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: