18.3 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 26, 2020
No menu items!
Início Opinião Ponto de Vista... por Maria Leonor Aragão e Rui Mateus

Ponto de Vista… por Maria Leonor Aragão e Rui Mateus

Uma perspetiva na Beira, ambiente e vida em Vila Velha de Ródão

Vila Velha de Ródão é um concelho que há muitos anos sofre de vários problemas: A poluição ambiental, a falta de investimento heterogéneo e a desertificação.

Há anos que a poluição do ar tem sido um grande problema, e cada vez pior. O ar em Vila Velha é pouco respirável, nada saudável.

Vila Velha de Ródão tem uma riqueza natural espantosa, uma cromática natural diversificada, cultura e histórias encantadoras. Tem potencial para investimentos económicos diversificados.

Rui Mateus e Maria Leonor Aragão

Sabe-se que sempre existiram problemas de poluição atmosférica e sonora, proveniente da atividade industrial, de unidades localizadas ao redor das habitações na sede do concelho. Como a sede do concelho, localiza-se num vale, o fumo juntamente com as partículas do ar naturais, cria um efeito de névoa sufocante. Ora existe já aqui um problema de qualidade ambiental provocado por várias causas, uma delas o desordenamento territorial.

Vila Velha de Ródão como local desertificado acaba por ter baixa densidade demográfica, e poucos novos investimentos.

As empresas que se localizam lá podem coexistir, mas tem que haver respeito para com a população. Basta boa organização e uma boa gestão, uma boa aplicação das leis e que as entidades competentes reguladorasfaçam o trabalho de fiscalização regular, pois estas trabalham para o estado, e o estado trabalha para as pessoas. É também importante que as empresas que existam não interfiram com o ecossistema natural, ou outros investimentos, nomeadamente agrícolas, visto que é uma zona com histórico agrícola e com forte potencialidade, ou com outros tipos de empresas.

Também, não deve existir um exagero por parte das decisões autárquicas,no investimento único de um só tipo de economia, mas sim também olhar para investimentos diferentes, que possam ser potencializadores,que sejam ao mesmo tempo geradoras de trabalho e pouco poluentes, ou que tenham a capacidade de minimizar os seus efeitos poluentes.

Outro grande problema existente é a desertificação não só no concelho, mas também no distrito, para tal poder-se-ia potencializar a criação de mais empresas, assim a diversificação e criação de novos trabalhos, para que se possa abranger outros e mais públicos; a aposta na continuação da agricultura; o fim da descriminação política, que existe mesmo sobre aqueles que não tem cor política. O fim da interferência dos “lobbys de amizade”que interferem na vida das pessoas, nomeadamente nos trabalho. E a melhoria da qualidade de vida com medidas autárquicas mais dinâmicas em diversas áreas.

Tudo pode coincidir em harmonia, sem prejudicar os recursos naturais ou as populações, basta um bom ordenamento do território, uma boa dose de inteligência, aplicação legal eficiente, e uma boa gestão por parte das empresas e das autarquias.

*Maria Leonor Trigueiros Soares de Aragão, professora
*Rui Pedro Gonçalves Mateus, empresário

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Sessão pública ordinária da Assembleia Municipal de Oleiros no dia 30 de setembro

Realiza-se na próxima quarta-feira, dia 30 de setembro, a sessão pública ordinária da Assembleia Municipal, com início marcado para as 14h30, no...

Gabinete de Digitalização e Inclusão 4.0 do Politécnico de Castelo Branco dinamizou Ciclo de Webinares

O Gabinete de Digitalização e Inclusão 4.0 do Politécnico de Castelo Branco organizou um conjunto de 3 webinares sob a temática «Incrementar...

Covid-19: Portugal apoia plano promovido por Guterres e valoriza papel da OMS frisou Costa

O primeiro-ministro, António Costa, transmitiu hoje o seu apoio ao "plano global" do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, contra a covid-19...

Candidato Presidencial Tiago Mayan visita Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra coordena um programa focado nos temas da Saúde, Empreendedorismo, Educação e Economia Tiago Mayan, candidato...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: