10.6 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Novembro 25, 2020
No menu items!
Início Regional Concurso "Um por todos. Todos pelo Ambiente! Como podes ajudar a proteger...

Concurso “Um por todos. Todos pelo Ambiente! Como podes ajudar a proteger o ambiente?” do IPCB já tem vencedores

O Politécnico de Castelo Branco, em parceria com as Câmaras Municipais e Agrupamentos de Escolas de Castelo Branco, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão dinamizou e desenvolveu o Concurso “Um por todos. Todos pelo ambiente! Como podes ajudar a proteger o ambiente?”.

Este concurso, inserido no âmbito das comemorações do 40º aniversário do IPCB, tevecomo objetivo compreender as preocupações dos jovens do 3º ciclo e do ensino secundário sobre o impacto da sociedade no ambiente, identificando problemas ambientais existentes na sua escola, cidade ou região, e refletindo sobre formas de resolução desses problemas, através da submissão de projetos em equipa com propostas de solução eplanos de implementação.

Os projetos foram avaliados por nível de ensino e as equipas, no máximo de 4 elementos e constituídas por alunos e professores do mesmo agrupamento de escolas, elaboraram cartazes e submeteram um vídeo, em formato Mp4 com um máximo de 5 minutos, onde descreviam e apresentavam o impacto negativo do problema ambiental identificado, bem como a solução proposta, explorando formas criativas e inovadoras para lidar e minimizar esse problema.

O júri do concurso deliberou por meios eletrónicos assíncronos os vencedores, decidindo admitir todas as equipas participantes, numa demonstração clara de elogio ao esforço, dedicação e preocupação destes jovens com o meio ambiente e com a sua consciência ambiental.

Os projetos vencedores foram “Azolla no Rio Ponsul” de Maria Florinda Carrega, Inês Ramalho, Afonso Carrega e Gabriel Lopes – Escola Cidade de Castelo Branco-Agrupamento de Escolas Nuno Álvares; “Oleiros tem no pinhal um problema ambiental” de Vera Fernandes, Maria Inês Padrão Mateus e Carolina Antunes do Carmo – Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade; “A Bela Ribeira de Oleiros” de Maria Adriana Pessoa, Mariana Filipa Domingues Antunes e Catarina do Canto Martins – Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade; “Vamos Acabar com as Plantas Invasoras” de Alexandra Cabral, Francisco Mendonça, Maria Manso, Matilde Manso e Madalena Catarino – Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova; “Queremos diminuir os Incêndios/Desflorestação” de Maria Leonor Balau Cardoso, Diana Raquel Cardoso Martins, Rodrigo Pires Tomaz e Mariana Filipa Valério Afonso – Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca – Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e “Para um melhor Ambiente” de Jorge Alberto Martins Gouveia, Isaura Carrilho Vicente, Ana Catarina Correia Alves, Sofia Godinho Monteiro e Rui Miguel Martins de Matos – Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão.

O IPCB realça o esforço de todas as equipas participantes, alunos e professores, que apesar das dificuldades inerentes ao estado de emergência decorrente da pandemia COVID19, apresentaram a sua candidatura, com trabalhos que vêm ao encontro do espírito do concurso, e são exemplificativos da preocupação das equipas, das escolas e da nossa região com a preservação do ambiente.

O IPCB, através da sua Comissão Organizadora para a Comemoração do 40.º Aniversário, agradece à Agência Portuguesa do Ambiente, ao núcleo regional de Castelo Branco da Quercus e às Câmaras Municipais de Castelo Branco, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, todo o apoio que prestaram na realização deste concurso.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Jantar solidário no melhor sítio do mundo: as nossas casas (take away)

Realiza-se na próxima quinta-feira, dia 26, a 11.ª edição do Jantar Solidário de recolha de donativos para o “Fundo Solidário NEXT”, o...

Covid-19: Setenta autocarros reforçam a partir de hoje transporte público na AML

Setenta autocarros começam a partir de hoje a reforçar o transporte público de passageiros feito pela CP, Fertagus e Metro Transportes do...

Transporte a Pedido ‘LINK’ liga diretamente Vila de Rei a Sertã, Sardoal, Abrantes, Ferreira do Zêzere e Tomar

O ‘LINK’ é o novo serviço de Transporte a Pedido da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que vai ter início no dia...

PIICIE do Município de Penamacor assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Parceria com o  Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches  “Quando perdemos o direito de ser diferentes, perdemos o...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: