18.3 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 26, 2020
No menu items!
Início Cultura Iniciada empreitada de reabilitação do antigo Teatro Clube de Penamacor

Iniciada empreitada de reabilitação do antigo Teatro Clube de Penamacor

Já se iniciaram as obras de reabilitação do antigo Teatro Clube de Penamacor, empreitada que há muito era aguardada com expetativa pela população do concelho e que se espera que esteja concluída dentro do prazo previsto.

Com a requalificação deste edifício, o concelho voltará a ter um espaço de enorme valor para as suas atividades culturais, reforçando, desta forma, a aposta cultural e associativa deste executivo.

Recorde-se que a obra foi adjudicada pelo valor de 1.988 749,56 euros + IVA.

É financiada em cerca de meio milhão de euros pela PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Penamacor e em cerca de 1,6 milhões de euros pela linha de financiamento do IFRRU – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas.

Maquete do edifício do Teatro Clube de Penamacor

O antigo Teatro Clube de Penamacor encontra-se devoluto e necessita urgentemente de ser intervencionado, para que não se perca um excelente exemplar de sala de espetáculos baseado na tipologia de modelo de teatro italiano.

O Antigo Teatro Clube de Penamacor foi fundado pelos sócios do Clube de Penamacor e inaugurado a 14 de novembro de 1912.

Foi utilizado como sala de teatro até 1940 e, até 1969, como cinema e teatro.

Esta estrutura, apesar de ser um edifício de pequena dimensão e simples na maneira como se apresenta na encosta da vila, é um verdadeiro exemplar de arquitetura cénica descentralizada dos grandes polos culturais, que merece ser reabilitado e respeitado.

Esta reabilitação é importante não só para que prevaleça como elemento histórico/cultural de Penamacor, mas também para retomar a sua função e ser vivenciado por toda a população e, consequentemente, se transformar num equipamento ativo, autónomo e sustentável, evitando ainda a sua completa degradação.

Importa referir que a existência deste tipo de equipamentos é escassa no interior do país, sendo, por isso, esta obra de requalificação uma obra de extrema importância não só para as gentes locais mas para toda a região.

Assim, além da reocupação e preservação do património arquitetónico e dos valores históricos/culturais a ele inerentes, ainda acresce a vantagem de se transformar num equipamento multifuncional, capaz de permitir a promoção de espetáculos de teatro, cinema e outras artes, a realização de colóquios, seminários, worshops ou encontros temáticos, a promoção do associativismo local, atraindo mais visitantes à vila e aumentando o desenvolvimento da economia local.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Sessão pública ordinária da Assembleia Municipal de Oleiros no dia 30 de setembro

Realiza-se na próxima quarta-feira, dia 30 de setembro, a sessão pública ordinária da Assembleia Municipal, com início marcado para as 14h30, no...

Gabinete de Digitalização e Inclusão 4.0 do Politécnico de Castelo Branco dinamizou Ciclo de Webinares

O Gabinete de Digitalização e Inclusão 4.0 do Politécnico de Castelo Branco organizou um conjunto de 3 webinares sob a temática «Incrementar...

Covid-19: Portugal apoia plano promovido por Guterres e valoriza papel da OMS frisou Costa

O primeiro-ministro, António Costa, transmitiu hoje o seu apoio ao "plano global" do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, contra a covid-19...

Candidato Presidencial Tiago Mayan visita Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra coordena um programa focado nos temas da Saúde, Empreendedorismo, Educação e Economia Tiago Mayan, candidato...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: